São Paulo: Eixo cicloviário pode interligar as 4 zonas da capital

Por Redação

Foto: Reprodução / Prefeitura de São Paulo.

Um grande eixo cicloviário que integraria as zonas Sul, Oeste, Leste e Norte da capital paulista. Essa foi a proposta apresentada por quatro coletivos de ciclistas no último dia 21 de maio à Secretaria de Mobilidade e Transportes do Município.

+ 5 motivos para começar a pedalar hoje
+ Quanto custa uma bike do Tour de France?
+ Mochilão: brasileiro viaja de São Paulo ao México de bicicleta

Os coletivos Bike Zona Sul, Bike Zona Oeste, Bike Zona Leste e Bike Zona Norte defendem que, dentro do município, todas as 32 subprefeituras sejam interligadas, sobretudo as periferias da cidade.

Segundo o site CicloVivo, a ideia seria estender a Ciclovia Rio Pinheiros em suas duas pontas, cobrindo 61,5 km entre as zonas Sul, Oeste, Norte e Leste.

Dessa forma, a Zona Norte ganharia uma ciclovia na margem do Rio Tietê, que iria até a ciclovia existente no Parque Ecológico do Tietê e, a partir dela, até o Aeroporto de Guarulhos.

Já na Zona Sul esse eixo cicloviário ajudaria a conectar o Extremo Sul, passando por Cidade Dutra e Grajaú. Essa conexão já está prevista no Plano Cicloviário, porém só seria feita em 2028.

O eixo também faria a ligação das diferentes regiões da cidade de São Paulo com o Aeroporto de Guarulhos e com a Rota Cicloturística Márcia Prado, que liga São Paulo a Santos, totalizando cerca de 146 km, sendo a maior parte do trajeto sem conflito com automóveis.

Segundo o coletivo, o eixo cicloviário beneficiaria ciclistas, moradores de bairros próximos, comerciantes e permitiria o desenvolvimento social, esportivo e econômico de várias regiões por onde o eixo cicloviário passe.