Com 45 kg, peixe raro aparece no Oregon e surpreende cientistas

Peixe raro de 45kg intriga pesquisadores
Peixe raro de 45kg intriga pesquisadores

Em um momento considerado único por pesquisadores e biólogos, um raro peixe-opah de 45kg e um metro de comprimento apareceu recentemente em Sunset Beach, no litoral do estado americano do Oregon, surpreendendo moradores e membros da comunidade científica por conta de suas características únicas.

+ Peixe das profundezas do oceano aparece em praia da Califórnia
+ Vídeo: Peixes são jogados de avião para reabastecer lago dos EUA

Além do peso, do tamanho e das cores, um misto de laranja com cinza metálico, o animal nunca havia sido localizado na região. Acredita-se que ele tenha migrado da costa da Califórnia, onde outros peixes da mesma espécie foram encontrados no passado.

Segundo informações do jornal “Daily Star”, o espécime de peixe-opah foi encaminhado para o Seaside Aquarium, também em Oregon. Em publicação no Facebook, a administração do local informou que vai atuar em parceria com o Museu Marítimo do Rio Columbia na dissecação e análise do esqueleto do animal, “para fins educacionais”.

A bióloga Heidi Dewar, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), falou ao jornal norte-americano que as mudanças climáticas podem ser a causa do desequilíbrio que vem levando a mudanças de ambiente dos peixes, alterando ciclos migratórios e até mesmo suas características físicas.

O raro aparecimento do peixe de 45kg no Oregon foi considerado especial pelo cientistas, mas também é preocupante. “Estamos vendo alguns organismos marinhos movendo-se para o norte à medida que a temperatura do oceano aumenta“, explicou Dewar.

As imagens do animal, fora dos padrões convencionais, viralizaram rapidamente e já estão correndo o mundo.