PREPARADO: Wes equipado para mais um mergulho, em 2007
O cinegrafista e explorador norte-americano Wes Skiles, morto no ano passado durante um mergulho na Flórida, foi um dos homenageados do Evening of Exploration, uma premiação promovida pela National Geographic Society no último dia 23, em Washington.
Celebrando o oceano
Esta foi a edição inaugural desse evento, que, com o intuito de celebrar os oceanos, também premiou o músico Jack Johnson, o antropólogo ambiental Kenny Broad e a companhia IBM, que recentemente completou cem anos e usa sua tecnologia em programas ambientais como o Smart Planet.
A família de Wes aceitou receber a única homenagem póstuma da noite. Wes era bem conhecido por mergulhos em cavernas, sendo o primeiro a explorar o gigantesco iceberg B-15, na Antártica. Ele registrava suas expedições em fotos e filmes e, em 1985, fundou a produtora Karst. Wes também dirigiu o belo documentário Water’s Journey, um recorte do ciclo da água (a partir dos rios subterrâneos da Flórida) que mostra como as pessoas são interligadas pela água que bebem. Veja a seguir: