Bilionário faz 1ª viagem turística ao espaço; assista

Por Redação

Bilionário faz 1ª viagem turística ao espaço
Imagem: Virgin Galactic/via Reuters

O bilionário Richard Branson fez a primeira viagem turística ao espaço em uma nave da sua empresa Virgin Galactic neste domingo (11). O voo durou cerca de uma hora e foi realizado com sucesso, segundo informações da Agência Brasil. Branson é o primeiro bilionário a inaugurar as viagens turísticas espaciais.

No final desta manhã (no horário de Brasília), o britânico Richard Branson partiu para o espaço a bordo da nave da sua empresa, Virgin Galactic. O SpaceShipTwo aterrissou no Novo México cerca de uma hora depois.

Leia mais

+ Passagem para turista em voo espacial já está à venda

+ Viagem até a borda do espaço pode custar US$ 125 mil por pessoa

+ Estados Unidos olham para o espaço para estudar baleias

Branson, de 70 anos, com dois pilotos e três especialistas da empresa Virgin Galactic atingiram uma altitude de cerca de 88 quilômetros. Viajaram na vertical a uma velocidade três vezes superior à do som, o que foi suficiente para conseguirem uns minutos de gravidade zero.

O lançamento do foguetão VSS Unity foi, para a empresa, a quarta missão tripulada além da atmosfera terrestre, mas a primeira com passageiros.

Este era um sonho para Branson, que é o primeiro milionário a tornar-se astronauta e a inaugurar viagens turísticas ao espaço. “Dezessete anos de trabalho árduo que nos trouxeram até aqui”, disse o empresário inglês.

Branson ganhou a corrida do seu rival Jeff Bezos, fundador da Amazon, que tem viagem marcada para o espaço daqui a nove dias, a bordo de um foguete da própria empresa, Blue Origin.

A presença de Richard Branson no voo inaugural é uma afirmação de confiança aos investidores e aos que já reservaram viagens espaciais. Branson afirmou várias vezes que o sucesso desta viagem inauguraria uma nova era nas viagens espaciais.

A empresa Virgin Galactic, inaugurada em 2004, está determinada a iniciar as viagens comerciais ao espaço no próximo ano. Centenas de pessoas já reservaram bilhetes, que custam cerca de US$ 250 mil.