Índia prende dois homens por negarem que urina de vaca e estrume curam Covid

Por Redação

Índia prende dois homens por negarem que urina de vaca e esterco curam Covid
Imagem: VICE World News

Dois homens já estão presos há 45 dias na Índia após dizerem que urina de vaca e estrume não são uma cura para a Covid-19, contrariando as afirmações feitas pelo partido do primeiro-ministro Narendra Modi. Médicos também já haviam alertado a população de que o procedimento indicado pelo governo não funcionava e poderia até disseminar mais o vírus.

Erendro Leichombam, um ativista, e Kishorechandra Wangkhem, jornalista, refutaram o método nas redes sociais e foram presos depois que membros do partido do governo Bharatiya Janata (BJP) denunciaram suas postagens à polícia, segundo informações do Daily Mail.

Leia mais

+ Leoa morre de Covid-19 em zoológico da Índia

+ Cachorros e gatos podem causar reinfecção de Covid em humanos

O post do ativista dizia: “A cura para o coronavírus não é estrume e urina de vaca. A cura é ciência e bom senso”, e a do ativista afirmava que estrume e urina não são curas eficazes para a Covid-19.

Os dois homens têm um histórico de questionar líderes políticos da Índia em suas redes sociais e já se manifestaram contra os membros do BJP.

Leichombam e WangkhemEmbora já estão presos há 45 dias sem previsão de serem soltos. A Lei de Segurança Nacional da Índia dá ao Estado poder para prender e deter suspeitos por até 12 meses sem qualquer acusação formal ou julgamento.

As postagens do ativista e do jornalista no Facebook criticando os conselhos de saúde do partido BJP foram supostamente enviadas à polícia por membros do partido, que reclamaram que eles “deliberadamente e intencionalmente insultaram e ultrajaram os sentimentos religiosos” dos trabalhadores do BJP e familiares dos falecidos.

Chongtham Victor, o advogado que representa os dois detidos, disse que está contestando as prisões com base no direito à liberdade de expressão. “As alegações são completamente ilógicas e totalmente falsas”, disse Victor ao VICE World News.

“Não posso dizer quanto tempo eles ficarão na prisão. Estamos abordando este caso com cuidado. É uma circunstância muito complicada.”

O método foi indicado na Índia por Pragya Thakur, integrante polêmica do BJP que também afirmou que a urina de vaca pode curar infecções pulmonares causadas pelo vírus da Covid e que bebe o líquido diariamente.

Pragya Thakur recomendou o método em maio, em meio ao pico da segunda onda da Covid-19 na Índia, contradizendo o conselho de médicos que imploraram aos cidadãos que não se cobrissem com estrume, pois isso poderia ajudar na transmissão do vírus.

A Índia atingiu o número de 400.000 mortes causadas pelo novo coronavírus na semana passada. Mais de 30 milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus no país e menos de 5% da população foi totalmente vacinada.