Uma cobra píton albina de 2 metros foi vista dentro de uma piscina durante uma festa em Aparecida de Goiânia (GO). O dono do animal foi indiciado nesta segunda-feira (5) e responderá por maus-tratos e tráfico, por não apresentar certificação de exportação, segundo a TV Globo. A festa ocorreu em junho.
Quando o animal foi apreendido na época do acontecido, o homem já havia levantado suspeita de exportação ilegal e levou uma multa de R$ 4 mil do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). Ele havia alegado que a cobra pertencia a um amigo, mas não tinha provas.
Leia mais
+ Homem é picado nas partes íntimas por cobra que estava dentro do vaso sanitário
+ Vídeo: Homem salva cobra venenosa com respiração boca a boca
O delegado Luziano Carvalho disse que o homem também foi indiciado por manter a cobra em uma piscina cercada por muitas pessoas na festa, o que poderia ter causado um acidente e configura maus-tratos.
“Temos também um vídeo que mostra o autor em um momento de festas em uma piscina em sua casa com muitos amigos, manuseando, contendo a cobra, causando-lhe estresse. Tudo isso caracteriza maus-tratos”, disse o delegado.
O homem poderá cumprir até dois anos de reclusão e pagar uma multa equivalente a até 360 salários mínimos, quase R$ 400 mil, caso seja condenado.
A Polícia Civil informou que a cobra píton viverá em um zoológico, já que é uma espécie rara e não tem condições de viver na natureza por ter crescido em cativeiro.