O turismo na África do Sul vai além dos safáris, vinícolas e mergulho com tubarões. Este país de cultura singular também apresenta inúmeras opções de aventura, muitas delas localizadas na famosa Garden Route.

+ Arqueólogos descobrem cidade perdida na África do Sul
+ 4 destinos surpreendentes e fora do comum na África

+ Vídeo: a perfeição de Stephanie Gilmore em J-Bay

A “Rota dos Jardins” é uma estrada espremida entre altas montanhas e o Oceano Índico, ligando o país de leste a oeste. Nos últimos anos, este roteiro também tornou-se infalível para quem procura atrações como trekking, bike, caiaque, surf ou até mesmo bungee jump.

No entanto, ao cair na estrada, a primeira aventura está em dirigir do lado direito do carro, mas isso logo se transforma em prazer, já que a Garden Route é considerada uma estrada segura e com trânsito tranquilo.

Acomodações do tipo Bed & Breakfast também são comuns em todos os mais de 700 km da rota que liga Port Elizabeth a Cape Town, reunindo dezenas de circuitos de aventura, além do maior bungee jump de ponte do mundo.

Já para quem gosta de surf, a pedida é seguir viagem para Jeffreys Bay, que sedia uma etapa do circuito mundial e conta com diversos picos amigáveis. Abaixo, reunimos algumas dicas de passeios que você não pode perder quando estiver na Garden Route:

Bike

São diversas opções de passeios de bike ao longo das cidades e parques nacionais que fazem parte da Garden Route. A própria estrada em si conta com trajetos seguros para quem é adepto das cicloviagens.

Já ao norte de Knysna, as trilhas sinuosas de Harkerville são um destino imperdível para quem não consegue ficar muito tempo longe da magrela mesmo em uma road trip de carro.

São diferentes caminhos, alguns no meio da floresta úmida, outros entre os fynbos, vegetação de arbustos típica da África do Sul. Outra opção é pegar a bike e ir de Knysna a Uniondale, em um trajeto de 49 km com visuais impressionantes dos penhascos.

garden route
Plettenberg Bay é um prato cheio para os devotos da vida ao ar livre. Imagem: Shutterstock.

Trekking

O entorno de Plettenberg Bay é um prato cheio aos devotos da vida ao ar livre, com atividades que variam de uma leve caminhada pelo Parque Nacional Tsitsikamma até um salto de paraquedas sobre a floresta Knysna.

Mas, antes de Plettenberg (sanido de Cape Town), uma das boas pedidas para quem gosta de caminhar é o trekking de St. Blaize, em Mossel Bay.

O caminho é adequado para iniciantes, mas estende-se por uma longa distância (27 km ida e volta), além de apresentar alguns desafios como subidas íngremes e seções rochosas.

Quem embarcar nesta aventura vai testemunhar vistas extraordinárias do oceano a partir de falésias recortadas e também conhecerá as singulares fauna e flora do local.

Garden Route liga a Cidade do Cabo a Port Elizabeth. Imagem: Reprodução.

Caiaque

Na praia de Plettenberg Bay, o grande barato é dar um rolê de caiaque oceânico para ver as baleias de dentro da água.

As baleias vão para essa região na primavera para ter seus filhotes e ficam ali cinco meses, alimentando seus rebentos com 600 litros diários de leite.

Surf

Jeffreys Bay, onde ficam as direitas mais longas do mundo é sonho de 10 entre 10 surfistas e palco de uma das etapas do circuito profissional mundial.

Até quem não pega onda fica com vontade de começar, e pra isso existem na cidade várias escolinhas de surfe. Fora as ondas, J-Bay é o pico das compras. Todas as grandes marcas de surfwear têm na cidade suas lojas de fábrica, com preços super baixos, ainda levando em conta que o Real é mais valorizado do que o Rand, a moeda local.

Bloukrans Bridge conta com o maior bungee jump de ponte do mundo. Imagem: Shutterstock.

Bungee Jump

O Parque Nacional de Tsitsikamma é um dos passeios imperdíveis da Garden Route. De lá é possível seguir para para a Bloukrans Bridge, o maior bungee jump de ponte do mundo. São 216 metros de altura que deixam qualquer um nervoso, até mesmo os que se dizem corajosos.