A China inaugurou o aguardado Aeroporto Internacional de Chengdu Tianfu, um mega-aeroporto com uma área total de 710 mil m2 com capacidade para transportar até 60 milhões de passageiros por ano. O plano é que o local eventualmente chegue a 1,4 milhão m2 e atenda 120 milhões de pessoas anualmente.
O voo inaugural do mega-aeroporto de Chengdu foi operado pela Sichuan Airlines e decolou às 11h10 do último domingo (27), com destino a Pequim, de acordo com informações da CNN.
Chengdu, capital da província de Sichuan, é agora a terceira cidade da China a ter dois aeroportos internacionais, junto a Xangai e Pequim. Por enquanto, porém, o espaço terá principalmente voos domésticos, já que o país permanece fechado para a maioria dos viajantes internacionais devido à pandemia da Covid-19.
Leia mais
+ Aeroporto privado em SP será o primeiro a operar voos internacionais
+ Avião supersônico terá voo de 4 horas para qualquer lugar do mundo por U$ 100
O novo mega-aeroporto da China teve um custo de cerca de RMB 70 bilhões (cerca de R$ 55 bilhões). O local conta com três pistas e dois terminais.
“O novo aeroporto em Chengdu era necessário para acomodar o rápido crescimento contínuo”, disse o analista de aviação Brendan Sobie à CNN.
“O mercado doméstico da China já se recuperou totalmente da pandemia e continuará crescendo rapidamente. Dado o tamanho da cidade e sua localização central na China, Chengdu está muito bem posicionada para se beneficiar.”
A província de Sichuan é um dos destinos mais populares da China devido aos pandas, à gastronomia e às suas belas paisagens.
De acordo com os últimos dados da International Air Transport Association (IATA), o tráfego doméstico da China aumentou 6,8% em abril de 2021, em comparação com abril de 2019. O Aeroporto Internacional de Baiyun, na metrópole sul de Guangzhou, desbancou o Hartsfield-Jackson de Atlanta para se tornar o aeroporto mais movimentado em 2020.
O novo Aeroporto Internacional de Chengdu Tianfu foi projetado por um consórcio formado pelo Instituto de Pesquisa e Projeto Arquitetônico do Sudoeste da China, pela China Airport Construction Group Corporation e pelo escritório de arquitetura francês ADP Ingenierie.
A primeira fase de construção do mega-aeroporto levou cinco anos para ser concluída e apresenta uma série de tecnologias de ponta, incluindo software de reconhecimento facial, quiosques de auto-check-in, sistemas de segurança inteligentes, portões de embarque automático e concierges de robôs de IA.
O novo mega-aeroporto de Chengdu é apenas um dos muitos aeroportos que a China planeja inaugurar nos próximos anos. O país pretende ter 400 aeroportos em uso até 2035, um grande salto em relação aos atuais 241.