O escritório norte-americano Coexist Build criou uma mini casa de cânhamo, uma variedade da cannabis sativa. A ‘tiny house’ que foi chamada de Traveller é um projeto pré-fabricado e de modelo DIY (“faça você mesmo”), podendo ser montada em aproximadamente uma semana com a ajuda de duas a seis pessoas.
A estrutura de apenas 13m² tem como objetivo transformar um espaço extra no quintal em um ‘santuário multifuncional’, segundo o site Architectural Digest.
A Traveller pode funcionar como um escritório silencioso e isolado, tendo dois andares. O nível térreo tem espaço suficiente para uma uma sala de estar confortável, enquanto a parte superior tem espaço para camas. O escritório sugere que a tiny house pode ser usada em pousadas, com chalés individuais.
Leia mais
+ Arquitetos constroem casa sustentável de fibra de cannabis na Inglaterra
+ Motorhome: como ter uma casa sobre rodas
Ver essa foto no Instagram
Embora a estrutura da mini casa tenha madeira e metal, a sua principal composição é de cânhamo. O site explica que a planta fibrosa de rápido crescimento funciona como isolamento de piso, parede e teto, disponível em blocos de manta ou de ‘concreto de cânhamo’.
Muitos podem não pensar no cânhamo como um material de construção, mas o uso de concreto de cânhamo do escritório Coexist oferece vantagens distintas. De acordo com a empresa, o concreto de cânhamo (que combina o núcleo da planta com cal hidráulico e água) é uma forma de isolamento ‘à prova de fogo’ e que autorregula a temperatura e a umidade do local.
“Tão importante quanto, [o cânhamo] não é apenas uma opção de carbono zero, mas também um material que realmente sequestra dióxido de carbono”, disse a Coexist.
A Traveller pode ser adquirida por US$ 26 mil, mais impostos e frete, o que fica em aproximadamente R$ 130 mil.