Um elefante invadiu uma casa na Tailândia, quebrou a parede da cozinha e roubou um saco de arroz no último sábado (19). Ratchadawan Puengprasoppon, moradora da casa, foi acordada com o barulho do animal batendo nas paredes.
O elefante macho, chamado Boonchuay, parecia estar faminto. Ele vasculhou as gavetas da cozinha, jogando panelas e a outros utensílios no chão e até mastigou um saco plástico.
Não é a primeira vez que o elefante, que mora no parque nacional Kaeng Krachan, o maior da Tailândia, visita a vila de Chalermkiatpattana, de acordo com The Guardian.
Leia mais
+ Elefantes descansam após percorrer 500 km na China
+ 18 elefantes são encontrados mortos na Índia
“Eles visitam com bastante frequência. Eles sempre vêm quando tem o mercado local porque conseguem sentir o cheiro de comida”, disse Itthipon Thaimonkol, superintendente do parque.
A mídia tailandesa relatou que o mesmo elefante já tinha invadido outra cozinha de Ratchadawan, causando danos no valor de quase 50.000 baht (quase R$ 8.000).
Dr. Joshua Plotnik, que estuda a população de elefantes no Salakpra Wildlife Sanctuary em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, disse que é muito comum que elefantes de parques nacionais invadam plantações próximas procurando cana-de-açúcar ou milho.
“Nas aldeias onde trabalho na Tailândia, os elefantes entram nas plantações dos fazendeiros quase todas as noites. Esta é uma questão realmente difícil tanto para os proprietários quanto para os animais”, disse ele ao veículo britânico.
Durante esses acontecimentos, a maioria dos moradores é respeitosa e simpática com os elefantes, disse o pesquisador. “Eles estão frustrados por isso estar acontecendo e realmente querem encontrar soluções para impedir isso, mas geralmente não culpam os elefantes.”
O superintendente do parque nacional disse que voluntários da comunidade local e um oficial do parque nacional trabalham juntos para monitorar os elefantes e usam um ruído alto e outros meios para tentar levar os animais de volta para os parques e florestas.
Veja o vídeo do elefante invadindo a casa na Tailândia registrado pela moradora: