O leão mais famoso do mundo, conhecido como Scarface, morreu aos 14 anos no Quênia de causas naturais no dia 11 de junho. O animal era o leão mais velho da reserva Maasai Mara e era conhecido pela enorme cicatriz em seu olho direito.
O felino era famoso no mundo inteiro e tinha até sua própria página no Facebook, além de estrelar vários documentários, como o Big Cats Diary da BBC.
Leia mais
+ Vídeo: filhote raro de onça-pintada nasce com pelagem preta na Inglaterra
+ Turistas sofrem ataque de leão na Namíbia
+ Tigres são executados na China após matarem cuidador de zoológico
Scarface vivia em um território de cerca de 640 km² no Parque Masai Mara com seus três irmãos: Morani, Sikio e Hunter. Eles eram conhecidos como os ‘Quatro Mosqueteiros’ e lideravam um bando de nove fêmeas com filhotes e alguns jovens machos.
Autoridades da reserva disseram que o leão, cuja espécie vive normalmente entre 10 e 14 anos, ficou magro e doente no período que antecedeu sua morte, segundo o Daily Mail. O Programa de Conservação de Predadores de Mara disse: “Ele morreu em paz, sem qualquer perturbação de veículos e hienas. Éramos os únicos ao seu lado, na esperança de lhe dar algum tipo de conforto”.
“O Mara perdeu mais um de seus grandes machos icônicos. Que sua lenda viva para sempre”, completou.
Scarface sofreu uma série de ferimentos ao longo da vida, sendo inclusive atingido por uma lança de um guerreiro Maasai que tentava proteger seu gado. A sua cicatriz no olho, que deu o apelido de Scarface, foi feita durante uma invasão territorial em 2012 com seus irmãos quando ele tinha apenas quatro anos de idade.
Os profissionais da reserva descreveram o leão mais famoso do mundo como um líder forte e carismático, uma imagem frisada por sua cicatriz.