Dieta não esta funcionando? 4 sinais de que está sim

Por Redação

dieta não está funcionando
Imagem Shutterstock

A maioria das pessoas usa a balança para medir a evolução da dieta. É até meio óbvio: não tem jeito mais rápido de medir se apareceram quilos a mais. Mas se você está mantendo uma alimentação saudável com foco em emagrecimento, treinando direitinho e mesmo assim a balança está travada, significa que a dieta não está funcionando? Não necessariamente.

+ 9 atitudes que não te deixam emagrecer correndo
+ 5 alimentos para quem quer emagrecer
+ Como a restrição calórica pode afetar seu desempenho

Existem muitos outros sinais positivos a serem observados quando se trata de malhar. Ao tirar o foco da perda de peso na balança e começar a dar importância para outros sinais, você cria uma relação mais duradoura com a atividade física e com a alimentação saudável. Inclusive são resultados que podem interferir muito mais na melhora da autoestima e da autossatisfação, de acordo com alguns estudos. Além disso, mesmo sem necessariamente perder peso, há evidências de que o treinamento físico pode melhorar o humor e o comportamento no trabalho.

A perda de peso leva tempo. Achar que a dieta não está funcionando avaliando apenas pela balança pode ser um grande sabotador. Justamente por isso, abra-se para observar e reconhecer outras formas de progresso e indicadores de sucesso. Para ajudar, levantamos outros três parâmetros que mostram que você está no caminho certo.

Suas roupas são mais largas

Você tem uma calça que sempre fica meio apertada? Experimente-os depois de treinar de forma consistente e provavelmente sentirá uma mudança na forma como se ajustam. Dependendo das áreas em que você está se concentrando durante o exercício, é comum que as calças fiquem um pouco mais soltas quando você perde gordura e ganha músculos.
Se a perda de peso é um de seus objetivos de treino, focar em exercícios de core e aeróbico é uma boa ideia. Depois de algum tempo, a cintura e a barriga ficarão mais tonificadas e definidas. Mas isso não significa que o número na balança mudará drasticamente.

Você tem mais energia

A atividade física tem sido correlacionada com o aumento dos níveis de energia em diversos estudos. Algumas pesquisas até sugerem que os exercícios aeróbicos ajudam a aliviar os sintomas da depressão. Isso tem a ver com um aumento nos níveis de endorfina que podem resultar do treino.

Endorfinas são hormônios que são liberados quando precisamos de energia, então faz sentido que os exercícios levem a níveis mais altos de endorfinas em nossos corpos. Após começar a fazer exercício de forma consistente, você vai ficar com a sensação de estar “viciado” na sensação que esses hormônios evocam. Isso às vezes é conhecido como “euforia do corredor” e é uma sensação saudável e fortalecedora.

Os exercícios também podem ajudá-lo a ter um sono de boa qualidade à noite. Como uma boa noite de sono nos faz sentir revigorados pela manhã, você pode sentir um impulso extra de energia durante todo o dia.

Você melhorou a resistência

Pelos motivos citados e mais outros, quem tem uma boa rotina de atividade física tende a ganhar mais resistência para o dia a dia. Começar é difícil: a maioria das pessoas tem pouco tempo disponível, e ter que acordar mais cedo quando você já está cansado é difícil. Mas com o tempo, não só vai ficando mais fácil como a energia e bem estar liberados com o treino começam a durar por cada vez mais tempo durante sua jornada.

Correr 2k pode ser difícil para quem não está acostumado a exercícios cardiovasculares. Mas depois de um treinamento consistente durante 10 dias, correr esses mesmos 2k se torna cada vez mais fácil. Isso ocorre porque o aumento da resistência ajuda a manter o coração e o sistema circulatório saudáveis.

As atividades cotidianas serão mais fáceis, como subir as escadas e caminhar. Essa sensação de facilidade, junto com o impulso de energia que você sentirá à medida que progredir, vale mais do que o número na escala.

Você pode estar desejando menos açúcar

Se você acha que a dieta não está funcionando, mas os maus hábitos estão ficando para trás, aprenda a avaliar seu sucesso. Depois de malhar, pode não ser tão provável que você vá para os alimentos açucarados. O exercício libera serotonina, um hormônio que melhora o humor. Como muitos de nós pensamos nos alimentos e lanches açucarados como uma guloseima, eles se tornam uma forma de nos recompensar depois de um longo dia.

No entanto, os exercícios naturalmente nos fornecem um intensificador de humor que geralmente procuramos nas guloseimas. Em vez de nos tornarmos felizes por meio da comida, os exercícios nos ajudam a atingir esses sentimentos naturalmente, tornando menos provável que comamos em excesso lanches açucarados.

Essa diminuição da vontade de comer lanches açucarados que vem junto com o aumento dos exercícios nos ajudará a atingir as metas de perda de peso ao longo do tempo. Se o seu desejo por açúcar diminuiu desde o início dos seus esforços de treino, parabenize-se pelo seu progresso e aproveite o impulso de humor que você merece.