O hotel Le Grand Contrôle, localizado na ala sul do Palácio de Versalhes, foi inaugurado nesta terça-feira (1º). Administrado pela luxuosa rede hoteleira Les Airelles, o novo hotel vai funcionar em um dos três prédios localizados junto aos portões do palácio, segundo a IstoÉ Dinheiro.
O Le Grand Contrôle pretendia abrir suas portas e receber o público em 2020, o que não aconteceu devido à pandemia da Covid-19. Com uma área de 1.700m2, o local terá apenas 14 quartos e suítes. As diárias do hotel custam a partir de R$ 10 mil.
O edifício onde a nova acomodação vai funcionar foi projetado originalmente no século 17 pelo arquiteto favorito de Luís XIV, Jules Hardouin-Mansart. O local já sediou o Controle Geral das Finanças, equivalente a um ministério, e assim funcionou até o início da Revolução Francesa. De lá para cá, foi sede do Tribunal do Comércio, residência de diferentes proprietários, serviu como refeitório para oficiais e biblioteca militar, até ser entregue em 2008 ao Domínio Nacional de Versalhes, que reúne o palácio e os jardins do entorno.
Leia mais
+ Melhor hotel do mundo fica no Brasil; veja outros prêmios brasileiros
+ Cervejaria vai abrir hotel com cerveja até no banheiro
Um projeto de concessão fez com que, há quatro anos, ele passasse ao grupo LOV Hotel Collection e à Alain Ducasse Entreprise.
Desde então, a empresa do estrelado chef Ducasse opera o restaurante Ore, dentro do château. Ducasse também será responsável pela gastronomia do Grand Contrôle e deve propor algo na linha dos jantares excepcionais que o Ore já oferece quando o castelo se esvazia de seus visitantes.
Ver essa foto no Instagram
O restaurante contará com garçons trajados como na época da corte do Rei Sol e louças reeditadas do século 18 pela tradicionalíssima grife francesa de porcelanas Bernardaud, sediada em Limoges. O jantar, inspirado em cardápios históricos, tem preço de 350 euros por pessoa, sem vinhos, e 500 euros com harmonização.
Após exaustivo trabalho de restauração do edifício, que teve um comitê científico que garantiu a fidelidade ao patrimônio histórico do imóvel, o hotel que fica dentro do Palácio de Versalhes ganhou móveis e obras de arte originais sob a batuta do arquiteto de interiores Christophe Tollemer, com requintes como tapetes de tapeçaria Aubusson e tecidos estampados da tradicional Maison Pierre Frey.