Ciclismo para iniciantes: confira 6 dicas para mandar bem

ciclismo para iniciantes
Foto: Reprodução / rawpixel

Pedalar tem se tornado uma opção bem popular entre os brasileiros, seja para ter uma vida mais saudável ou se tornar um ciclista profissional, essa modalidade pode trazer diversos benefícios para quem o pratica, por isso, separamos 6 dicas para você que quer entrar de cabeça no ciclismo para iniciantes e se dar bem!

Em julho de 2020 pesquisas apontaram um crescimento de 118% nas vendas de bikes no Brasil. Os dados foram distribuídos pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), que fez o levantamento com mais de 40 empresas associadas à entidade.

Então se você faz parte do grupinho de iniciantes no ciclismo ou está pensando em entrar nesse mundo super radical, se liga nas dicas!

+ Quer praticar ciclismo de performance? Veja essas dicas

+ A bike elétrica mais leve do mundo custa 12.000 euros

+ Por que ciclistas devem comer banana

Ciclismo para iniciantes: escolhendo a bike ideal

Se você pensou que para entrar no mundo do ciclismo bastava ter uma bicicleta, você está meio enganado. Bom, de fato é importante ter uma bike, mas o ponto fundamental na hora de escolher a sua é ver se ela se adequa ao seu tamanho e a modalidade que você deseja praticar.

Para saber se a bicicleta escolhida é adequada para o seu tamanho, é importante se atentar ao quadro dela. O quadro é uma peça importante da bicicleta, pois é ele que conecta as rodas e as demais peças da bike.

Os tamanhos dos quadros são rotulados por letras e numerações, e isso vai de acordo também com a modalidade que você deseja praticar.

Mountain bike e urbana

Para quem simpatiza com essas modalidades e deseja praticá-las, aqui você encontra os tamanhos adequados de cada quadro, para cada altura.

  • Tamanho 15 e 16: o quadro é indicado para pessoas com altura entre 1,65 até 1,71m;
  • Tamanho 17 e 18: recomendado para pessoas com altura entre 1,72 até 1,76m;
  • Tamanho 19: recomendado para pessoas com altura entre 1,77 até 1,82m;
  • Tamanho 21: recomendado para pessoas com altura entre 1,83 até 1,90m.

Speed

As bikes de estrada são um pouco diferentes das mencionadas acima, e por isso suas numerações também são diferentes.

  • Tamanho 46 a 50: recomendado para pessoas com altura entre 1,50 até 1,60m;
  • Tamanho 50 a 53: recomendado para pessoas com altura entre 1,60 até 1,70m;
  • Tamanho 53 a 56: recomendado para pessoas com altura entre 1,70 até 1,80m;
  • Tamanho 56 a 59: recomendado para pessoas com altura entre 1,80 até 1,90m;
  • Tamanho 59 a 63: recomendado para pessoas com altura entre 1,90 até 2m;
  • Tamanho 63 ou +: recomendado para pessoas com altura entre 2 m ou mais.

Mas é bom ressaltar que, independente da sua escolha de modalidade ou bike, é muito importante fazê-la com um bikefit, especialista do ramo que conseguirá realizar todos os ajustes necessários de acordo com as suas características físicas.

Sempre use um capacete de ciclismo

O capacete é um dos equipamentos mais importantes, porque é ele quem protegerá sua cabeça em caso de quedas ou acidentes, então nunca saia sem ele, mesmo que você percorra uma distância curta.

Existem muitos modelos de capacete para ciclistas também, então o ideal é escolher um que se encaixe certinho na cabeça, que não fique folgado ou super apertado. Além disso, existem aqueles com sinalizadores na parte traseira, que ajuda na sua segurança, se você desejar pedalar durante a noite.

Roupas adequadas

A vestimenta é um ponto importante para os ciclistas, principalmente por conta do assento da bike. Os ciclistas passam a maior parte do tempo sentados, e para evitar que sintam qualquer tipo de dor ou desconforto, é interessante optar por uma bermuda de ciclismo.

Essas bermudas possuem uma almofadinha acoplada no forro da bermuda, no formato do selim – assento da bike. Ela evitará que você tenha dores na região ou sinta qualquer tipo de desconforto durante a pedalada.

Alimentação

Ter uma boa alimentação é super importante para para ajudar na reposição de energias, e para quem faz uma longa pedalada, barrinhas de cereais e carboidratos em gel podem ser ótimos aliados.

Além disso, se manter hidratado é o ponto chave! Como o ciclista perde muito suor durante as pedaladas, tomar água é importante para evitar desidratação e seus efeitos colaterais. Escolha seu squeeze ou caramanhola e não saia de saca sem ter água reserva!

Entenda seus limites

Começar a pedalar pode ser muito desafiador e também muito divertido. Mas entender seus limites e os limites do seu corpo, é primordial. Se você é iniciante no ciclismo, comece com calma, para que eu seu corpo vá se adequando ao esporte, crie mais resistência e se acostume com a rotina sobre duas rodas.

Então vá com calma, aumente a distância do seu roteiro aos poucos e não tenha pressa! Respeitar seu processo é muito importante, até mesmo para que você entenda como o seu corpo está reagindo e ir acompanhando a sua evolução.

Priorize a sua segura

Além dos itens que já foram mencionados aqui, como capacete e roupa adequada, faróis podem ajudar nas pedaladas noturnas!

Com o farol dianteiro você conseguirá enxergar melhor o trajeto que está fazendo, e evitando que acidentes aconteçam, caso tenha algum obstáculo no caminho. Já os faróis traseiros servem para que as pessoas consigam te ver, independente se você está andando na estrada, em alguma trilha ou no meio da cidade, esses faróis farão com que todos consigam te ver, assim evitando qualquer tipo de acidente.