Recorde de travessia a nado


RECORDISTA: Penny agora é dona da maior distância a nado
(
FOTO: townsvillebulletin.com.au)

Ontem, o site Swimming World noticiou o sucesso da quilométrica travessia a nado da australiana Penny Palfrey, de 48 anos. Penny atravessou, ininterruptamente, 108 km no mar do Caribe, beirando as lhas Cayman. Ela saiu na manhã de sexta-feira e só terminou a empreitada no sábado à noite, exausta, depois de 40h41min.

Penny guiou-se pelo barco de apoio e pelas luzes do carro de bombeiro na orla. Ela sofreu queimaduras de água-viva, sentiu fortes dores nos ombros e enfrentou um swell de 2,5 metros com forte correnteza.

"Esta é a maior travessia solo a nado feita até hoje”, disse Steven Munatones, da International Marathon Swimming Hall of Fame, o órgão que homologa esses recordes aquáticos. “O que ela fez é física e fisiologicamente incrível”, completou Steve.

Em nenhum momento ela nadou em gaiola para se proteger dos tubarões branco, comuns naquelas águas. Mas uma equipe a cercou e cuidou de sua segurança. O problema é que, como reportou o site local cayCompass, um experiente pescador que integrava o grupo teria tido que eliminar alguns tubarões para que Penny não desistisse e, muito menos, fosse atacada por um. A polêmica foi instaurada, mas Penny e sua equipe negam que isso tenha acontecido.

Penny é experiente em nadar em águas abertas. Ela já atravessou o canal da Mancha, o estreito de Gibraltar e os canais de Maui e Molokai, no Havaí. Mesmo assim, nas ilhas Cayman ela saiu do mar se arrastando e teve que ser socorrida pela equipe médica. Veja no vídeo abaixo esse momento.