Um lobo-guará foi visto próximo a uma escola no centro da cidade de Sinop, no norte do Mato Grosso, nesta terça-feira (25). A espécie é considerada vulnerável pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e está ameaçada de extinção.
Moradores da região disseram que o animal não foi resgatado, de acordo com o G1. Algumas pessoas da cidade se manifestaram nas redes sociais pedindo ajuda para encontrá-lo e levá-lo para um local seguro.
Leia mais
+ Mulher coloca câmera em seu jardim e flagra mais de 10 animais; veja fotos
+ Vídeo: filhote raro de onça-pintada nasce com pelagem preta na Inglaterra
Elaine Dione, professora e pesquisadora do curso de veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), disse ao G1 que a presença do lobo-guará na cidade pode ter acontecido após impactos ambientais em áreas de mata, como o desmatamento.
“Ele ocorre em nossa região, mas não gosta de ambiente urbano. Eles se ‘arriscam’ mais em busca de alimento. Os lobos-guarás são animais solitários e arredios à presença humana. Essa ocorrência é incomum”, disse Elaine.
Ainda de acordo com o G1, o Corpo de Bombeiros e a concessionária Rota do Oeste foram acionados devido após um relato de que o lobo-guará teria atravessado uma BR.
Veja um vídeo publicado por um internauta do lobo-guará caminhando pelo centro da cidade:
Vejam quem saiu das notas de 200 reais e veio fazer um passeio no centro de Sinop: o Lobo-guará. ? pic.twitter.com/JecDvWYX5N
— Josenil Sªntos (@jsantos_br) May 25, 2021
Em maio, um lobo-guará foi visto em uma chácara de Minas Gerais. Moradores do local acionaram o Corpo de Bombeiros. Os militares retiraram o animal da casa e levaram para uma mata próxima.
Apesar de o lobo guará ser um animal inofensivo aos humanos, autoridades enfatizam que é preciso entrar em contato com o Corpo de Bombeiros caso os animais sejam vistos.