A Digital Nomads Madeira, uma ‘vila’ direcionada para nômades digitais no arquipélago lusitano da Ilha da Madeira, surgiu de uma parceria entre a Startup Madeira, o governo local e a empresa de consultoria Gonçalo Hall.
A Ilha da Madeira venceu o prêmio de Destino de Ilha Líder da Europa por cinco anos consecutivos e agora procura fomentar a presença de nômades digitais com um espaço especializado em atender esses profissionais.
A Digital Nomad Village foi inaugurada em fevereiro e conta com internet rápida e ilimitada, hotel exclusivo, eventos comunitários e espaços de trabalho gratuitos no Centro Cultural John do Passos. O programa piloto da vila deve durar até o final de junho e pode receber até 100 nômades digitais simultaneamente.
Leia mais
+ Palco de final da Champions, Portugal é destino de aventura
+ Quer morar no Caribe? Curaçao está buscando nômades digitais
+ Espanha busca jovens que querem fugir da cidade para o campo
Os custos de moradia não estão inclusos na Digital Nomads Madeira, mas quem participa da vila recebe apoio, graças a parcerias do projeto com empresas locais, como imobiliárias, hotéis e locadoras.
A Digital Nomad Village fica na Ponta do Sol, município na costa sul da ilha, com vista para o Atlântico e a uma curta distância de carro de Funchal, capital do arquipélago.
“A Ilha da Madeira tem as condições ideais para atrair nômadas digitais com as suas belezas naturais, atividades na natureza, cultura e fantásticas condições climáticas ao longo do ano”, enfatiza o site da vila. “Era urgente criar uma estratégia integrada de atração deste mercado, de forma a tornar a Madeira também conhecida como um dos melhores locais do mundo para trabalhar à distância.”
Os encantos da Ilha da Madeira
A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas entrassem para o modelo de trabalho à distância, mas esse foi só um dos motivos que levou à criação da vila. Isso porque os idealizadores do projeto já haviam percebido que a Ilha da Madeira era um destino muito procurado por nômades digitais, mesmo antes das mudanças que o novo coronavírus trouxe.
O arquipélago tem uma grande beleza natural, com solo vulcânico, terreno montanhoso e florestas que cobrem 20% da ilha principal. Laurissilva, ou floresta Laurissilva, por exemplo, é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Nômades digitais podem reservar o seu lugar na vila da Ilha da Madeira no site da Digital Nomad Village.