Queda de teleférico mata 14 na Itália

Por Redação

teleférico itália
Imagem: Vigili del Fuoco

A queda de uma cabine de teleférico em Stresa, estação balnear do lago Maior em Piemonte (norte), na Itália, provocou hoje a morte de 14 pessoas, de acordo com o jornal La Stampa. Um balanço apresentado como definitivo pelos serviços de resgate havia informado 13, mas uma das crianças resgatadas com vida não resistiu aos ferimentos. Outra criança segue internada em um hospital em Turim, para onde foi transportada de helicóptero com ferimentos graves.

+ Dois homens sofrem acidente pulando de base jump na Pedra da Gávea
+ Campeã mundial de ciclismo sofre acidente grave na Itália
+ Snowboarder olímpico e ávido surfista morre em trágico acidente de mergulho

De acordo com o jornal italiano, a cabine estava próxima ao último poste da estrutura por volta das 13h (hora local), quase no final do trajeto, justamente onde o teleférico corre mais distante do solo. Equipes dos bombeiros e do Socorro Alpino foram acionadas imediatamente e atuaram em conjunto, com suporte de ambulâncias e helicópteros ao resgate das vítimas.

A cabine teria rolado por 500 metros, e algumas vítimas foram lançadas para fora dela. O socorro encontrou cinco corpos dentro da cabine, e oito fora, nos bosques ao redor.

O teleférico chega a atingir 1.491 metros de altura e o trajeto dura cerca de 20 minutos entre o lago de Stresa e o Mottarone, montanha de 1.492 metros. O teleférico havia sido reaberto ao público no dia 24 de abril, após permanecer fechado por meses por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, lamentou as mortes e o acidente com o teleférico. “O trágico incidente no teleférico Stresa-Mottarone suscita uma profunda dor pelas vítimas e uma grande apreensão por aqueles que estão lutando por sua vida nesse momento. Exprimo às famílias atingidas e à comunidade em luto o sentimento de toda a Itália. A esses sentimentos, junta-se o pedido para o rigoroso respeito das normas de segurança para todos os setores que fazem o transporte de pessoas”, disse.

O teleférico foi interditado pela província de Verbena, onde se localiza Stresa, e será conduzida uma investigação por homicídio culposo múltiplo e lesões culposas.