Uma corrida em montanha na província de Gansu, no noroeste da China, terminou com o trágico saldo de 21 competidores mortos. O resgate envolveu mais de 700 socorristas e durou pelo menos 24 horas, informou a Xinhua, agência estatal de notícias do governo chinês.
Homem morre em salto de base jump na Zona Sul do Rio; veja vídeo
Turista morre em Fernando de Noronha praticando mergulho a reboque
Segundo a Xinhua, uma violenta queda na temperatura pegou os competidores de surpresa. Já sofrendo com os efeitos da altitude e cansaço no trecho mais alto do percurso, os atletas foram submetidos ainda a fortes rajadas de vendo, chuva congelada e de granizo.
Os atletas começaram a postar vídeos em grupos do We Chat, uma plataforma de mensagens chinesa semelhante ao WhatsApp, pedindo socorro. As autoridades foram acionadas e, segundo a Xinhua, a operação de resgate que durou mais de 24 horas envolveu pelo menos 1200 socorristas.
“Pouco depois das 13h de sábado (horário local, 2h em Brasília) ventos fortes e gelados nos atingiram. Eu precisei me deitar e me agarrar com as duas mãos para que o vento não me arrastasse e derrubasse”, afirmou um sobrevivente ouvido pela agência mas que não quis se identificar.
A prova aconteceu Floresta de Pedras perto do Rio Amarelo, no condado de Jingtai. Ao todo, 151 atletas foram resgatados. Cinco deles, levados ao hospital com ferimentos leves. A prova contava com 172 atletas inscritos e tinha percurso de 100 km.
“Como organizadores deste evento, nós sentimos um profundo remorso e culpa. Queremos expressar nossas mais sinceras condolências às famílias das vítimas”, disse Zhang Xuchen, prefeito da cidade de Baiyin, onde ocorreu o acidente.