Hidratação é fundamental em qualquer treino, mas carregar água é uma dor de cabeça às vezes. O mercado tem uma variedade enorme de modelos e tecnologias de garrafas e caramanholas, das térmicas e isoladas às dobráveis e leves.
Antes de você comprar a sua vale levar em conta algumas coisas: a facilidade de limpeza, que vai estender a vida útil da garrafa, e também o material de que é feita. Evite aqueles com cheiro muito forte de plástico ou que possuam rebarbas na boca ou fundo.
Procure também por selos de BPA-free, que garante que o plástico não solta resíduos tóxicos.
Sobre a temperatura vale lembrar que as isotérmicas, as caramanholas flexíveis de parede dupla revestidas com espuma ou mantas de alumínio, não retêm calor ou frio como as térmicas, apenas diminuem a velocidade em que o líquido troca calor com o ambiente.
Quem quer levar café ou água gelada para uma atividade mais longa, deve optar pelas térmicas, que não são flexíveis e podem pesar um pouco mais, mas prometem até 48 horas de água gelada ou oito horas de chá de quente.
A Go Outside fez uma lista de bons modelos para pedalar, fazer trilha ou acampar.
PARA IR LONGE
A caramanhola Zipstream da Polar tem um sistema exclusivo no bico que permite removê-lo totalmente para a limpeza, o que resolve uma dor de cabeça comum para os ciclistas.
O tamanho (710 ml) acomoda o suficiente para um treino longo e o isolamento térmico de parede dupla garante que o líquido permaneça frio por mais tempo, mas não tanto como uma garrafa térmica.
Ela ainda vem com uma argola de borracha que permite usar presa à mochila em caminhadas e viagens.
PARA TREINOS
Para quem procura uma garrafa leve para treinos curtos de pedal, a Elite tem a linha Fly, com caramanholas personalizada de times Pro Tour.
As garrafas são simples e leves (54 g) com capacidade para meio litro. O bocal é largo, o que ajuda na lavagem, e o bico maior para um fluxo mais volumoso de água.
LEVAR PARA A ACADEMIA
A Peak Fitness, da Camelbak, pensada para a academia, tem um desenho cônico e triangular que faz com que a garrafa tenha uma pegada melhor, para não correr o risco de sair voando da sua mão na esteira.
Tem parede dupla para isolamento térmico e promete manter o líquido frio o dobro do tempo de uma garrafa convencional. O bico de fluxo alto é protegido por uma tampa auto-vedante de silicone.
COM FILTRO
Em travessias e até em pedais longos, ficar sem água pode se tornar um problema grave.
Essa garrafa da Stone Water (650 ml) tem um filtro de carvão que filtra bactérias e protozoários e ajuda a reduzir os níveis de metais pesados e outras impurezas, o que permite beber água de poças e lamaçais sem preocupação.
A capacidade de filtragem é de 1.500 litros ou oito meses. Ideal não só para longas aventuras, mas também para quem não quer ser pego desprevenido em atividades outdoor.
POUCO ESPAÇO
Para quem não quer ocupar muito espaço no transporte, a garrafa dobrável da Naturehike (280 ml e 420 ml) é uma boa pedida. Quando dobrada, cabe na palma da mão e pesa pouco mais de 100 g.
Para quem corre trilhas, tem um bico extensor que permite se hidratar com ela presa na mochila.
PARA QUEM TEM SEDE
A térmica da Hydrotank, além do visual descolado, tem mais de um litro de capacidade (1,18 l) e é produzida em aço inoxidável. A parede dupla isolada a vácuo permite manter líquidos quentes por 12 h e frios por até 24 h.
A garrafa tem 28 cm de altura e é um pouco mais pesada, 455 g, ideal para idas à praia ou acampamentos.
PARA FICAR FRIO
Já a garrafa térmica 360, da Sea To Summit, tem o diferencial de ter uma boca larga, o que é ótimo tanto para colocar gelo na garrafa, como para pegar água de bicas.
O isolamento garante 48 horas para frios e 8 horas para quentes. A tampa é magnética, o que ajuda não só na vedação, como também para evitar acidentes e perdê-las.
O interior é eletropolido, o que impede a proliferação de bactérias e que a garrafa pegue gosto ou cheiros.