Parque flutuante é inaugurado em Nova York

parque flutuante é inaugurado em Nova York
Foto: Reprodução

Realizado pelo magnata Barry Diller, o parque flutuante, “Little Island se enfeita sobre um buquê de colunas em forma de tulipa”, comenta o arquiteto Michael Kimmelman. “Lá fora, é colírio para os olhos. Por dentro, um encantador, com visões de matar”, completa.

Oponentes lutaram por anos no tribunal para impedir que a Little Island se tornasse real. A ideia do parque foi desenvolvida há quase uma década para substituir o Pier 54 no West Side de Manhattan, que nos últimos anos começou a desmoronar e ter que ser interditado e fechado.

Neste ponto, não vendo um fim à vista para as lutas judiciais, Diller desistiu. Mas um acordo feito pelo governador Andrew Cuomo acabou resgatando o projeto. Após essa autorização, Diller chamou o designer inglês Thomas Heatherwick, que havia projetado há um tempo o grande monumento Vessel em Hudson Yards.

+ Conheça a ciclovia que liga Manhattan até o Canadá

+ Entenda os círculos desenhados nos parques de SP

O conceito parece praticamente inalterado desde que foi apresentado em 2014: uma plataforma ondulante, extravagantemente plantada de belas árvores, flores e grama, separada em um ângulo elegante da antepara e organizada em torno de espaços de atuação, incluindo um anfiteatro de 687 lugares com vista para a água.

“Outro dia, subi ao ponto mais alto da ilha, um ninho de corvo gramado com um panorama de 360°”, escreve Kimmelman. “Um lindo caminho sombreado por cornus e cercis canadensis, perfumado por azaleias da floresta, serpenteava colina acima. As vistas mudaram da cidade para o rio, do jardim para a pastagem”.

Muitos shows, danças e programas infantis gratuitos e com preços modestos estão planejados para começar lá neste verão. Um segundo estágio na base de um gramado inclinado é feito sob medida para crianças e eventos educacionais. A praça principal, onde você pode comer algo e sentar nas mesas dos cafés sob guarda-sóis de lona, funciona também como um terceiro local.

“Como será o parque quando todos chegarem e as apresentações começarem?” Kimmelman se pergunta. “Fica na rota entre as duas passarelas que ligam a ilha a Manhattan, e aos poucos passos de High Line, então com certeza haverá uma multidão.”

O parque flutuante, “Little Island”, custou US$ 260 milhões de dólares, e será inaugurado nesta sexta-feira na cidade de Nova York.