O casal de brasileiros Isabela Almeida e Sandro Masselli se mudaram para um veleiro com suas duas cachorras de estimação em 2019 e já atravessaram o Mediterrâneo.
Eles contaram ao UOL que a ideia surgiu depois que eles voltaram de um ano sabático viajando pela Ásia e África em 2016. De volta ao Brasil, eles perceberam que não queriam mais a rotina convencional que levavam antes de viagem.
Isabela e Sandro então embarcaram para a Europa em 2019 e lá compraram um veleiro, batizado de Amazônia, por € 85 mil (aproximadamente R$ 564 mil). “Juntamos as economias e investimos nesse barco. Hoje, com a cotação do euro, não seria possível comprar metade dele”, contou a brasileira ao UOL.
Leia mais
+ Família americana vende tudo para ir morar em barco
+ Quer morar no Caribe? Curaçao está buscando nômades digitais
A ideia inicial era que fosse apenas uma viagem, mas o veleiro acabou se tornando o lar do casal. “Hoje nossa base é o barco e moramos nele. A vida em alto mar pode ser bem mais barata do que morar em um local físico, por exemplo”, disse Rafaela.
O casal ainda conta com uma bela companhia no veleiro: as suas duas cachorras. Eles já tinham uma labradora no Brasil, que estava na viagem com eles desde o começo, e a outra foi adotada na Espanha.
Ver essa foto no Instagram
Nova vida, novo trabalho
Rafaela e Sandro também descobriram uma nova vida profissional quando decidiram fazer do veleiro a sua nova casa. Os dois começaram a trabalhar produzindo conteúdo para as redes sociais, inclusive sobre a sua própria vida (@viverporaremar).
Mas o casal deixou claro que a vida de viajantes e nômades digitais não quer dizer dinheiro fácil. “Vendem na internet como se fosse algo fácil ou até mágico, mas não é bem assim. Hoje trabalhamos para a gente, mas tudo requer dinheiro e precisa de um preparo”, contou Sandro também ao UOL.
Eles aconselham alguns preparos para quem deseja uma vida em um veleiro ou no estilo nômade: ter reserva financeira, estar aberto a novas oportunidades e mudanças e estudar um pouco sobre como manusear e manter um barco.
Ver essa foto no Instagram
O casal está atualmente na Itália com o seu veleiro. O próximo destino deles é a Sardenha, mas os brasileiros não querem ficar só pela Europa: o desejo é chegar até a Polinésia Francesa e passar um ano no Caribe.
No futuro, Isabela e Sandro disseram ao UOL que pretendem receber viajantes e turistas para uma experiência na casa deles em alto mar. “Pensamos em uma semana ou até um dia. Estamos estudando a ideia, depois que tudo isso passar.”