No HQ do Lego, pequenas estatuetas são cobertas por uma camada de tinta brilhante, antes de serem colocadas em um arco de arco-íris. O surge depois é uma cachoeira de cores com 11 minifiguras completamente novas, avançando em direção a um futuro mais brilhante, com o conjunto inaugural LGBTQIA+ da fabricante de brinquedos dinamarquês, intitulado “Todos são incríveis”.
As cores das listras foram escolhidas para refletir a bandeira do arco-íris original, junto com azul claro, branco e rosa, representando a comunidade trans e preto e marrom, para reconhecer a diversidade de tons de pele e origens dentro da comunidade LGBTQIA+.
Em todos os casos, exceto um, nenhum gênero específico foi atribuídos as minifiguras, que se destinam a “expressar individualidade, embora permanecendo ambíguas”. A exceção neste caso, é um bonequinho roxo com uma peruca colmeia, altamente estilizado: “é um aceno claro para todas as drag queens fabulosas por aí”, comentou o designer Mathew Ashton, que inicialmente criou o conjunto para sua própria mesa.
“Eu mudei de escritório, então queria fazer o espaço parecer um lar com algo que refletisse a mim e à comunidade LGBTQIA+ da qual tenho tanto orgulho de fazer parte”, completou Ashton.
O conjunto atraiu a atenção e logo foi procurado: “outros membros da comunidade LGBTQIA+ da LEgo vieram me dizer que adoraram, então pensei ‘talvez seja algo que devamos compartilhar'”. Ashton também disse querer mais vocal em apoio à inclusão.
“Crescendo como uma criança LGBTQIA+, aprendendo com o que devo brincar, como devo andar, como devo falar, o que devo vestir, a mensagem que sempre recebi é que de alguma forma eu estava ‘errado'”, contou ele. Ashton compartilhou também dizendo que, tentar ser alguém que não era, era exaustivo. Ele queria quando criança, ter olhado para o mundo e pensado que tudo ficaria bem e que havia um lugar para ele: “Eu gostaria de ter visto uma declaração inclusiva que dizia ‘todo mundo é incrível'”, disse ele.
Ashton compartilhou que estava muito feliz por trabalhar para uma empresa que deseja ser franco sobre esses assuntos. Jane Burkitt, uma colega LGBTQIA+ funcionária da Lego que trabalha em operações de cadeia de suprimentos, concorda.
“Estou na Lego há seis anos e nunca hesitei em ser eu mesma aqui, o que não é o caso em todos os lugares”, comentou Jane. “Quando entrei na Lego, esperava que fosse um lugar inclusivo – mas não sabia. Pessoas como eu se perguntam: ‘serei bem-vindo aqui?’ E a resposta é sim – mas este conjunto significa que, agora, todos sabem disso”. completou ela.
O set “Todos são incríveis” ficará disponível no dia 1° de junho, o início do mês do Orgulho, mas alguns Afols (fãs adultos da Lego) e Gayfols tiveram uma prévia.