O maior iceberg do mundo, que agora é chamado de A-76, se quebrou da costa da Antártica, de acordo com a CNN. Ele mede cerca de 170 km de comprimento e 25 de largura, cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan, em Nova York, e metade de Porto Rico.
O iceberg se desprendeu no lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, que fica no mar de Weddell, segundo informações da Agência Espacial Europeia (ESA) divulgadas nesta quarta-feira (19).
Leia mais
+ Iceberg vira sobre dois exploradores no Ártico; veja o vídeo
+ A crise climática está tornando a neve Antártida verde
+ Ferramenta do Google Earth mostra geleiras derretendo e florestas sumindo
Segundo a CNN, os cientistas não relacionam este movimento com a mudança climática. A separação do maior iceberg do mundo da costa faz parte de um ciclo natural: grandes pedaços de gelo se quebram em intervalos regulares.
Ao contrário de quebras que acontecem devido ao aquecimento global — em geleiras ou mantos de gelo encontrados em terra —, o novo iceberg não levará ao aumento do nível do mar quando derreter porque ele já era parte de uma plataforma de gelo.
A ESA afirmou que o maior iceberg do mundo foi avistado pela primeira vez pelo oceanógrafo polar Keith Makinson, do centro britânico de Pesquisas Antárticas, na semana passada. O Instituto Nacional do Gelo dos Estados Unidos confirmou a informação usando imagens do satélite Copernicus Sentinel-1, da ESA.