Já classificados, brasileiros ficam fora dos Jogos Olímpicos

Brasileiros já classificados caem em mudança de regra e estão fora dos Jogos Olímpicos
Brasileiros já classificados caem em mudança de regra e estão fora dos Jogos Olímpicos - Reprodução - Instagram

Dois atletas brasileiros de Saltos Ornamentais que já estavam classificados para os Jogos de Tóquio estão fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Isaac Souza, que compete na plataforma de 10m, e Luana Lira, no trampolim de 3m, foram vítimas de uma mudança nas regras feita pela Federação Internacional de Natação (Fina), órgão responsável pelos esportes aquáticos.

A Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, uma espécie de pré-olímpico foi realizada há duas semanas no mesmo parque aquático que receberá as competições em Tóquio. Na disputa, se classificaram pelo menos os 18 semifinalistas de cada uma entre quatro provas individuais de trampolim e plataforma, masculino e feminino. Muitos deles, entretanto, já tinham garantindo vagas olímpicas anteriormente, deixando espaço para novos atletas que ainda não tinham índice.

A confusão se deu quando a Fina percebeu que com essa decisão e critério haveria mais atletas classificados do que as 136 vagas disponíveis em Tóquio. A entidade, então, resolveu mudar as regras no meio do caminho, decidindo que não havia mais 18 vagas em jogo conquistadas nas provas individuais na Copa do Mundo.

De acordo com a nova regra, o Brasil contará apena com Kawan Pereira e Ingrid Oliveira, ambos classificados por terem ficado entre os 12 finalistas em suas provas. Isaac, por exemplo, foi oitavo na fase de classificação, mas acabou em 18º entre 18 atletas na semifinal. Luana passou em 16º para a semi e terminou a competição em 18º. Ambos os resultados, segundo as regras originais estabelecidas, classificariam aos atletas para os Jogos Olímpicos.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) participa das discussões planeja levar o assunto até a Corte Arbitral do Esporte (CAS).