A praça de Notre-Dame de Paris foi fechada ao público devido à alta concentração de chumbo provocada pelo incêndio da catedral em abril de 2019, anunciou a polícia da capital francesa nesta terça-feira (18). Segundo o UOL, a medida é temporária.
“Os resultados da última campanha de medição mostraram concentrações de pó de chumbo superiores ao nível habitual de Paris (…) em determinados pontos da praça”, alertou a chefia da polícia em um comunicado.
Leia mais
+ Jovens escalam prédio na França e salvam família de incêndio
+ Por que a escalada do Everest causa tantas mortes?
O órgão também informou que o fechamento da praça de Notre-Dame será suspenso quando a limpeza da praça for concluída e “todos os valores medidos tiverem voltado a um nível suficientemente baixo”.
Desde o incêndio, há dois anos, a praça e a catedral estão submetidas a um controle contínuo da concentração de pó de chumbo.
O incêndio de 2019
Em 15 de abril de 2019, quando passava por uma restauração, a famosa catedral gótica, de mais de 850 anos e símbolo da França, perdeu sua magnífica agulha, seu telhado, seu relógio e parte de sua abóbada nas chamas.
Os transeuntes e milhões de pessoas em todo o mundo que acompanharam a destruição de Notre-Dame ao vivo pela televisão ficaram chocados com o impressionante espetáculo das chamas que consumiram parte da história de Paris, enquanto os bombeiros lutavam para salvar o que podiam.
Segundo a revista IstoÉ, a fase de consolidação da catedral será concluída neste verão (do hemisfério norte), condição necessária para iniciar a sua reconstrução. Mas as obras vão durar vários anos.