Macarrão é a comida número um quando se trata de acampamento. O problema é que um pacote de fusilli ocupa um espaço considerável na sua mochila. Pensando em diminuir esse volume, pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon criaram um macarrão plano que se transforma em água fervente.
Todo macarrão se transforma quando cozido, ganhando volume. O que os pesquisadores fizeram foi imprimir ranhuras na massa, que direcionam seu crescimento. Assim, um pedaço plano de massa pode se transformar num tubo ou espiral, e o melhor: tudo cabe em uma caixinha.
Essa é uma ideia em voga na indústria, de móveis a produtos de limpeza: deixar de transportar ar economiza muito dinheiro.
É claro que tudo envolveu muita engenharia e prototipagem. O conceito foi inspirado em móveis “flat-packeds”, que são entregues ao cliente em caixas compactas e planas, usando pouco espaço no transporte, diminuindo a pegada de carbono.
A pasta, que vem numa caixinha do tamanho de um baralho, deve revolucionar a refeição do camping do futuro. Sai o miojo despedaçado, entra o macarrão com design.