Para alertar sobre o aquecimento global e chamar a atenção para o que está acontecendo nas montanhas nevadas da França, o cineasta Hugo Manhes lançou seu novo projeto “Un Skier en Feu” (“Um Esquiador em Chamas”, na tradução do francês) em que um atleta de freeride desce a montanha pegando fogo, literalmente.
Nascido em Cantal, no maciço francês, região famosa pela cultura do ski, Manhes tem visto ao longo das décadas a camada de neve e a duração da temporada diminuírem assustadoramente.
Nos últimos 30 anos, a capa de neve nos Maciços Franceses diminuiu em 40% e a temperatura no inverno elevou um grau.
A ideia com o filme, segundo ele, é fazer uma metáfora de como o calor pode acabar com a beleza do esporte, e da natureza.
A logística foi complexa. O atleta, ex-membro da seleção francesa, vestia quatro camadas de roupas, uma delas anti-chamas. Antes de entrar nela, era besuntado com um gel que diminui a temperatura corporal em alguns graus.
Quando todos estavam em posição para gravar a cena, a roupa era molhada com combustível e acesa. Tudo precisava ser rápido e preciso, o fogo só poderia durar 30 segundos, com risco de queimar o esquiador.
O resultado é um estonteante filme de ski freeride, com cenas de tirar o fôlego, que ainda fazem refletir sobre o nosso futuro, e nossa responsabilidade sobre o aquecimento global.