O vulcão La Sufrière entrou em erupção na ilha de Saint Vicent, no Mar do Caribe, forçando mais de 20 mil habitantes do norte da ilha a evacuarem suas casas.
Cientistas já monitoravam a situação do vulcão desde dezembro, quando começou a demonstrar atividade. Na última sexta (9), ele explodiu, lançando cinzas e fumaça pelo ar.
Cidades inteiras estão sob uma grossa camada de cinzas, o que também afetou lavouras e rios da região. Moradores sendo evacuados pelo mar.
Segundo o Centro de Pesquisas Sísmicas da Universidade das Índias Ocidentais, que monitora a situação do La Sufrière, o vulcão mantém-se em atividade, agora com explosões piroclásticas, que geram enxurradas de rochas e cinzas que podem chegar a até 700℃.
Ver essa foto no Instagram
Segundo o site especializado em meteorologia Metsul, os radares indicam que gases de enxofre e cinzas lançados pelo vulcão na troposfera já chegaram ao Amapá e Venezuela, mas não oferecem risco às pessoas em solo.
As últimas grandes erupções do La Sufrière aconteceram em 1902, quando matou cerca de 1.600 pessoas, e em 1979, quando já havia um sistema de alerta e evacuação implementado, o que evitou vítimas fatais.
Há uma trilha de cerca de cinco horas de caminhada que leva à borda da cratera do vulcão, bastante procurada por turistas aventureiros. Obviamente, está fechada devido ao risco, sem previsão de reabertura.