Equipes de resgate tailandeses disseram na quarta-feira (7) que libertaram um monge budista preso dentro de uma caverna inundada na província de Phitsanulok, na Tailândia. Ele havia entrado na caverna quatro dias atrás para meditar.
Vindo em peregrinação de uma outra província, o monge budista entrou na caverna Phra Sai Ngam no sábado. Ele foi identificado por uma unidade de resgate local como Phra Ajarn Manas, de 46 anos, e faria anualmente essa peregrinação para “sentar-se em contemplação”.
Leia também
+ Caverna onde houve o resgate do time de futebol agora é ponto turístico
+ Meninos da caverna tailandesa se preparam para falar com a imprensa
Porém, uma tempestade incomum que começou no domingo e continuou até terça-feira inundou partes da caverna enquanto ele estava dentro, de acordo com o resgate. A água fechou os acessos e ele ficou preso em uma das salas internas da caverna.
De acordo com residentes da região, o monge estava preso dentro da caverna desde a tarde de terça-feira. Equipes de resgate foram atrás dele, mas tiveram que encerrar a operação após cerca de uma hora devido ao aumento do nível da água. Uma equipe de 17 mergulhadores conseguiu chegar ao monge na manhã de quarta-feira depois que a chuva parou.
Fotos na página da unidade no Facebook mostraram o monge na quarta-feira sentado dentro da caverna cercado por equipes de resgate e tendo sua pressão arterial medida.
“Às 11h30 (0230 GMT), resgatamos com sucesso Phra Manas da caverna”, disse a unidade.
Uma das equipes de resgate confirmou em um telefonema que o monge estava fora da caverna e recebendo os primeiros socorros. Um vídeo postado pelo resgate mostra o monge equipado com uma máscara de mergulho nadando 12 metros debaixo d’água.
A Tailândia ganhou as manchetes globais em 2018 com o resgate de alto perfil de 12 meninos tailandeses e seu treinador de futebol em uma caverna inundada na cidade de Chiang Rai, no norte do país.