Um grupo de jovens da cidade de Nantes, na França, escalou um prédio para salvar uma família de um incêndio em um prédio residencial. Imagens dramáticas mostram os jovens escalando a lateral do prédio e ajudando os pais a escapar de seu apartamento no terceiro andar na tarde de domingo.
Leia também:
+ Lady Gaga escalando recebe críticas: “por isso quebra o quadril”
+ Escaladora francesa de 16 anos sofre queda e morre em aproximação
Enquanto eles tentavam salvar a família, outras pessoas trouxeram colchões e os colocaram do lado de fora do prédio para ajudar a retirar a família do local. Um bebê de seis meses do casal foi lançado de cima e colocado em segurança. A criança foi levada ao hospital em estado crítico, mas está se recuperando.
Um dos jovens envolvidos no resgate, Tahmid, disse ao site Ouest-France que a decisão de jogar a criança da varanda era “a última solução possível”, enquanto a fumaça saía do prédio no distrito de Bottière, em Nantes.
O incêndio também se espalhou para outros apartamentos do prédio e os bombeiros resgataram várias outras pessoas.
Kenza Zekkar, líder da organização jovem local Bien-être et solidarité Pays de la Loire, organizou o resgate da família enquanto os demais residentes esperavam a chegada dos bombeiros.
Seu marido estava entre os rapazes que escalaram a parte externa do prédio para ajudar a colocar os pais em segurança, disse ela. Sua organização agora pede que três dos envolvidos no resgate, todos migrantes, recebam documentos oficiais e moradia.
Uma petição online dirigida ao presidente francês Emmanuel Macron também foi lançada, pedindo “honra e reconhecimento para os heróis de Bottière”.
Não é a primeira vez que jovens salvam alguém na França em um incêndio. Em 2018, um migrante do Mali foi amplamente elogiado por escalar o exterior de um prédio para resgatar um menino pendurado em uma varanda do quarto andar, em Paris. Mamoudou Gassama foi posteriormente feito cidadão francês e agraciado com uma medalha de coragem do presidente.