No ano passado, o australiano Tom Dury, 28, decidiu encarar uma grande jornada: subir a costa leste da Austrália andando de skate. Uma viagem de 4 mil km de Melbourne a Cairns. Seu objetivo? Arrecadar doações para a primeira pista de skate no Laos.
Gordy, como o jovem também é chamado, iniciou uma campanha para doações em 22 de novembro de 2020. Ele viveu no Laos por um longo tempo e viu quanto poder o skate dá aos jovens laosianos. A única coisa que falta é um lugar seguro para praticar o esporte – e Gordy quer financiar isso com sua aventura no skate e doações.
O skatista já está na estrada há várias semanas, já fez cerca de um terço do trajeto e está a apenas algumas semanas de distância de Cairns. Com boné na cabeça, música nos ouvidos e uma bebida gelada na mão, ele tenta desafiar o calor. Em entrevista à BBC, o skatista revela como teve a ideia maluca: “Estávamos presos por causa de Corona e fiquei entediado com meu trabalho. Só queria sair e partir em uma aventura.”
Leia Mais:
Quatro vídeos de skate que te levam para uma viagem inusitada pelo mundo
Conheça o grupo ImillaSkate, as “cholas” da Bolívia que andam de skate
Ao mesmo tempo, ele também admite na entrevista que não sabia o quão grande a Austrália realmente é até viajar por ela de skate. Para se ter uma ideia do desgaste que é andar de skate a distância que ele se propôs, o jovem precisa de um novo par de tênis a cada duas semanas. “Já estou no meu quinto par de sapatos!”, ri o australiano para a câmera na entrevista.
A primeira aventura de Gordy de longa distância no skate foi em junho de 2020, quando ele andou 115 km de skate de Broken Hill a Menindee em um dia.
Ele agora planeja ser a primeira pessoa no mundo a viajar ao longo da costa leste da Austrália inteiramente em um skate. “Estou fazendo algo entre 50 e 80 km por dia, mas normalmente faço a média em torno de 70 km por dia”, disse à ABC.
Ver essa foto no Instagram
Tom e sua organização parceira, a ONG Make Life Skate Life, precisam de US$ 25.000 para construir a primeira pista de skate no Laos.
O skatista documenta sua aventura nas redes sociais. Ele compartilha fotos e vídeos no Instagram para chamar a atenção para seu projeto e sua jornada. Em entrevista à BBC, ele revela que a primeira coisa que quer fazer ao chegar em Cairns é dar uma grande festa. “A segunda é uma massagem nos pés”. É uma aventura exaustiva que ele está travando. Mas desistir não é uma opção.