Na sexta-feira (19), um vulcão entrou em erupção perto de Reykjavik, capital da Islândia. E cientistas que estudavam o acontecimento aproveitaram para preparar experimentar como é assar salsichas na lava.

Leia Mais:
Homem é banido de Yellowstone depois de tentar cozinhar galinhas em fontes termais
Caminhões off-road estabelecem recorde ao dirigir em vulcão a 6.694 metros

É a primeira erupção em mais de 800 anos no Monte Fagradalsfjall. Já foram cerca de 300 mil m³ de lava expelida, mas a erupção é considerada pequena e controlada.

O local chegou a ser liberado para visitas, mas foi bloqueado novamente nesta semana, devido aos altos níveis de poluição por gás.

Na semana passada, um grupo de caminhantes escalou Klyuchevskaya Sopka, o vulcão mais alto da Eurásia, e também cozinhou salsichas em uma frigideira na lava fria – mas ainda assim extremamente quente.

O Ministério de Situações de Emergência da região lembrou a todos que vulcões não eram exatamente ótimos lugares para se passear. “As equipes de resgate desejam mais uma vez lembrar que a erupção de um vulcão é um fenômeno extremamente perigoso para os humanos”, escreveram em nota adquirida pela RT. “O perigo não é apenas o fluxo de lava em si, mas também as explosões freáticas que podem ocorrer quando o magma quente entra em contato com a neve e o gelo.”