Um incêndio que envolveu uma casa de três andares em Sydney na sexta-feira foi iniciado por uma e-bike carregando, que foi “deixada ligada durante a noite”, de acordo com os bombeiros.
Mais de 20 bombeiros foram enviados ao terraço para apagar o incêndio, que ameaçou sete pessoas e atingiu três andares. Fotos divulgadas pela New South Wales Fire and Rescue mostraram uma e-bike carbonizada.
Leia também
+ Melhores e-bikes para quem quer uma bicicleta elétrica
+ Pedalar uma bike elétrica com segurança: veja cinco dicas
Em nota, o serviço de bombeiros informou que os bombeiros chegaram ao local às 6h e encontraram “um terraço de três andares bem iluminado”.
“Os policiais que estão investigando o incêndio consideraram a causa do incêndio uma e-bike carregando durante a noite”, disse o serviço de bombeiros. “Felizmente, a casa tinha um alarme de fumaça funcionando que alertou os ocupantes sobre o incêndio.”
Sete pessoas estavam em casa no momento, e todas foram resgatadas, com duas levadas para o hospital com ferimentos não fatais.
“Sete residentes estavam em casa no momento do incidente, quatro ocupantes conseguiram evacuar o local com segurança e dois ocupantes se refugiaram na varanda com um ainda dentro de casa”, disseram os bombeiros. “Os bombeiros conseguiram resgatar os três residentes restantes de dentro de casa e extinguir o incêndio pouco antes das 8h.”
Quatro pessoas foram tratadas no local por paramédicos, sendo que duas delas foram levadas ao hospital para tratamento posterior.
O serviço de bombeiros fez um alerta: não é adequado deixar a e-bike carregando no mesmo local onde as pessoas dormem, especialmente se houver a possibilidade dos carregadores ou da bateria estarem com algum defeito.
“Carregue apenas com o carregador original do fabricante; se a bateria estiver danificada, leve-a para um reparador autorizado [e], quando possível, carregue a bicicleta longe de áreas habitáveis da casa”, disse. “Certifique-se de sempre ter um alarme de fumaça funcionando.”