Uma bailarina do renomado Teatro Mariinsky de São Petersburgo filmou a si mesma dançando no gelo do Golfo da Finlândia em um movimento para salvar os cisnes.
Ilmira Bagautdinova é contra os planos de construir um terminal portuário na baía de Batareinaya, uma praia a cerca de 100 quilômetros a oeste da segunda maior cidade da Rússia. Em um vídeo no Facebook, a bailarina executa uma dança do “Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky em um aceno para os cisnes que habitam a área.
Leia Mais:
Fotógrafa registra ‘nuvens de arco-íris’ na Rússia
Como a crise climática está afetando os maiores lagos do mundo
“Um lugar natural e histórico único onde os cisnes fazem ninhos na primavera, as famílias com crianças descansam no verão e centenas de pescadores saem para o gelo no inverno… Natureza em harmonia com as pessoas. Tudo isso está sob ameaça de destruição”, escreveu a bailarina. Ela também pediu para as pessoas assinarem uma petição pedindo ao presidente Vladimir Putin que interrompa a construção na praia.
Veja o vídeo da bailarina dançando o Lagos dos Cisnes:
Ilmira dançou em -15ºC. Quando questionada se ela estava com frio, ela respondeu que era “tudo para preservar um lugar natural único”.
Em maio de 2020, o governo russo alugou a baía de Batareinaya para o Terminal de grãos do Báltico por 10 anos, permitindo à empresa construir um complexo de produção e logística de 35 bilhões de rublos (US $ 470 milhões) e um terminal de grãos até 2024.
Os ativistas dizem que, além de ser um ponto de recreação popular, a baía faz parte de uma antiga zona de vida selvagem protegida e é um habitat chave para espécies raras de plantas; animais como a foca cinza e a foca anelada; e aves aquáticas e aves migratórias, algumas das quais aparecem no Livro Vermelho das espécies ameaçadas de extinção.
Em janeiro de 2021, o governador da região de Leningrado, Alexander Drozdenko, disse que “não havia necessidade” de construir um porto separado para embarques de grãos na baía de Batareinaya.