Você se lembra de Sansão? O pitbull ficou famoso por um triste motivo. Em julho de 2020, o cachorro foi torturado e precisou ter as pernas amputadas. Agora, o dog voltou a andar graças a uma prótese adaptada à sua pata traseira. O suporte foi doado pela ONG Patas Para Você e entregue na sexta-feira (26), em Confins, na Grande Belo Horizonte.
Leia também:
+ Agora é a melhor hora para adotar um pet
+ O que levar para passear com o cachorro na trilha
A prótese foi confeccionada especialmente para o cachorro e produzida em Denver, nos EUA. O tutor de Sansão, Nathan Braga, de 22 anos, conta que o pitbull já está se adaptando à prótese. No início da recuperação, o cachorro usava uma cadeira de rodas adaptada e fez muita fisioterapia. De acordo com Nathan, Sansão sempre foi independente e conseguia fazer tudo sozinho, inclusive ir ao banheiro.
“A ONG Patas para Você ajudou a gente desde o início, desde julho do ano passado. A prótese chegou agora no fim de fevereiro e, desde então, o Sansão já está se adaptando”, conta o tutor. Agora, a nova fase exige um treinamento que deve durar entre quatro e seis meses. Quando estiver adaptado, Sansão poderá usá-la por até 12 horas diárias.
Assim como no caso de humanos, as próteses animais são feitas sob medida. A de Sansão precisou ainda de algumas adaptações especiais, porque o comprimento das pernas era diferente em relação ao que a empresa que fez o suporte estava acostumada. Foi desenvolvido um acessório que precisou passar por cima do quadril e ser fixado em outra pata, de modo que a prótese não caísse. Eles devem aperfeiçoar ainda mais a próxima prótese, porque Sansão tem uma boa movimentação nas pernas amputadas. Se ele se adaptar bem, pode voltar a andar com as quatro patas.
Sansão perdeu as pernas em julho de 2020, após ser torturado por dois homens que o amarraram com arame farpado e usaram uma foice para mutilá-lo. O processo ainda está na Justiça. Um dos suspeitos foi multado por maus tratos a 13 animais que mantinha sem abrigo, alimentação e água em sua casa.
O caso ficou famosos em setembro do ano passado, quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promulgou a lei 14.064/2020, que aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos, ao qual se referiu como como “Lei Sansão”.