A bicicleta eléctrica da marca suíça HPS é para poucos. A HPS Domestique é ao mesmo tempo uma bicicleta de estrada excelente, com pedal assistido por um motor elétrico. E ela é a bike elétrica mais leve do mundo, com apenas 8,6 kg, mais leve que boa parte das bicicletas de estrada disponíveis no mercado, mesmo sem pedal assistido.
Leia também:
+ Veja as 6 bikes mais caras do mundo
+ Sonhar com bicicleta: o que isso significa?
Esse peso foge totalmente do que você imagina em uma bicicleta elétrica. Ela chega neste peso inacreditável ao ter o sistema elétrico minimalista, com uma bateria é em formato de caramanhola.
A HPS Domestique já vem de fábrica nesta configuração levíssima. Como referência, a Merida de 6,8 kg está no Guiness Book, como recorde de bicicleta mais leve do mundo, mas não é um projeto original e sim adaptado. Batizada de Freicycle, ela pesa menos de 7 kg e usa um motor de helicóptero controlado por rádio.
Por isso, o posto de bike elétrica mais leve do mundo é legitimamente da Domestique. O nome é uma homenagem aos ciclistas do pelotão se dedicam a apoiar outros companheiros para a conquista da vitória. Nesse caso, a HPS tem um motor elétrico, como parte de um sistema muito compacto e alavancas chamado Watt Assist Pro criado por engenheiros de Fórmula 1.
A potência informada é de 200 W. Como a bike é de pedalada assistida, a autonomia pode variar bastante em função do esforço feito pelo ciclista, mas a HPS fala em pelo menos 3 horas contínuas de subida. Nada mal, hein?
Os outros componentes da bike elétrica mais leve do mundo são o um quadro de carbono com assinado pela Campagnolo, transmissão Campagnolo 1×13 EKAR, rodas Campagnolo Shamal e uma bateria removível na forma de garrafinha de água, que fica em um suporte especial feito para ela.
Foram produzidas apenas 21 unidades da HPS Domestique. A bicicleta elétrica mais leve do mundo está disponível em diversos tamanhos e pode ser personalizada, com trocas de peças ao gosto do cliente.
Ela é entregue em 3 meses a partir da reserva, e custa 12.000 euros. É o que custa poder percorrer com uma bicicleta com engenharia suíça e produzida em pequena escala.