A Confederação Internacional de Mountain Bike (CIMTB Michelin) e a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) anunciaram que o Brasil vai sediar uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike. O evento acontece em vários continentes e retorna ao país após 17 anos.
Petrópolis, cidade natal de Henrique Avancini, vai receber a segunda etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Cross Country (XCO) e Short Track (XCC) entre os dias 8 e 10 de abril de 2022.
Leia Mais:
9 dicas para você ter mais confiança e mandar bem no mountain bike
Caloi Henrique Avancini Racing Team anuncia equipe para 2021
“A importância de trazer uma Copa do Mundo de Mountain Bike, uma modalidade olímpica, para o Brasil é sem precedentes. Estamos todos muito felizes, foram meses de muita dedicação, enfrentando várias reuniões na União Ciclística Internacional e agora recebemos essa incrível notícia da aprovação”, destacou José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.
De acordo com o presidente, a entidade já realizou mais de 10 eventos internacionais nos últimos 4 anos, entre eles, campeonatos mundiais, pan-americanos e diversos torneios continentais.” Desta vez, será uma oportunidade única para mostrarmos a força do Mountain Bike brasileiro para o mundo inteiro”, afirmou José Luiz.
Henrique Avancini, número 1 do mundo e primeiro brasileiro a vencer uma etapa da Copa do Mundo, comentou sobre a notícia em suas redes sociais. “Já conquistei muita coisa através da bike, mas participar disso desde as primeiras conversas informais até a concretização de um projeto tão sólido, me dá arrepios!”
As etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike são competições disputadas por organizadores no mundo inteiro. Segundo a União Ciclística Internacional (UCI), órgão máximo do esporte, os maiores eventos da UCI chegam a gerar mais de 200 milhões para os negócios locais.