Um resort de pedra, construído no meio do deserto, é o novo alojamento de luxo que está sendo planejado na Arábia Saudita, como parte dos esforços em transformar o país em um destino turístico. O projeto deslumbrante e ambicioso construído em arenito ficará a um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Batizado de Sharaan, o resort vai ficar dentro da Reserva Natural de Sharaan no deserto Al-Ula. Quem assina o projeto é o aclamado arquiteto francês Jean Nouvel. Projeções 3D de como será o resort de pedra mostram pátios externos amplos e elegantes que contrastam com o interior rico e íntimo. Nouvel diz ter se inspirado na vizinha Hegra, um local da UNESCO também conhecido como Al-Hijr, que recentemente foi aberto ao público pela primeira vez.
+ Resort em Fiji promete férias de luxo com distanciamento social
+ Resort de esqui muda de nome para não ser machista e racista
O arquiteto também é o responsável pelo o Louvre Abu Dhabi e diz que o Sharaan se integra à paisagem milenar, respeitando as dunas de areia, as rochas e os sítios geológicos ancestrais da reserva natural.
A cidade de Al-Ula tem montanhas de arenito e locais históricos intrigantes, incluindo Hegra, que foi construída pelos nabateus – que construíram a cidade antiga de Petra, na Jordânia.
O Sharaan deve ser inaugurado até 2023 e incluirá 40 suítes e três vilas. O desenvolvimento do resort de pedra será supervisionado por Nouvel, ao lado da Comissão Real de Al-Ula, que foi criada em 2017 para ajudar a desenvolver e promover a região.
Embora grande parte do resort fique dentro da rocha, as imagens conceituais mostram que a forma que a luz do dia entra nos ambientes será fundamental no efeito. Haverá um elevador de vidro que mergulha os hóspedes dentro da rocha e quartos de resort com a luz do sol entrando por terraços abertos. De acordo com o arquiteto, a ideia é que o resort seja sustentável.
A Arábia Saudita é um país do Oriente Médio relativamente novo no cenário turístico internacional. Entre os motivos, estão as leis conservadoras que restringem a liberdade das mulheres e por sua história preocupante de direitos humanos. Mas em 2019, o país voltou a se abrir para turistas internacionais, por meio de um novo programa de vistos.
Com desertos e praias, a natureza da Arábia Saudita é tem lugares fascinantes. Ao lado de Sharaan, há outros grandes planos, como o Projeto do Mar Vermelho, que pretende transformar uma grande área da costa em um resort que inclua deserto, ilha e montanha, incluindo até aeroporto próprio.