Assisto a muitos programas de televisão e leio muitos artigos em revistas científicas que dizem que o sono reparador é fundamental para a saúde. Escrevo com grande frequência sobre o tema também, entretanto percebo que a maior parte da população tem muitas dúvidas, já que a forma como a mensagem muitas vezes é expressa, não é clara. Precisamos entender a nossa fisiologia e como este mecanismo funciona.
Durante a noite, principalmente das 0h às 4h (fase escura do sono) produzimos um hormônio fundamental, chamado Hormônio de Crescimento. Como o próprio nome diz, na infância ele nos faz crescer e após o estirão ele continua sendo produzido, em pequenas quantidades, para reparar o organismo para o dia seguinte. Quando não dormimos bem, acordamos exaustos e improdutivos, ou seja, muitas pessoas não têm ideia de quanto o sono reparador é importante para manter a saúde em dia e consequentemente a produtividade em tudo o que fizer!
Leia Mais: 3 dicas para você dormir melhor e ter um sono restaurador
Aqui estão os 6 melhores chás para te ajudar a dormir
Durante toda minha trajetória acadêmica, nas universidades Unesp e Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, conduzi diversos estudos relacionados a este hormônio e posso garantir que uma noite bem dormida lhe proporcionará melhores resultados esportivos e profissionais.
No Brasil, cerca de 72% da população sofre de doenças relacionadas ao sono. Distúrbios são alterações nos padrões ou hábitos de dormir, podendo ser insônia, ronco, apneia – quando a respiração para e volta diversas vezes durante o sono, a narcolepsia (sono súbito e incontrolável) e a síndrome das pernas inquietas.
Na cidade de São Paulo, há cada vez mais serviços ofertados 24h por dia, como mercados, restaurantes, ou seja, temos estímulos a 24hs… e quem precisa de um delivery às 03h da madrugada?
Sempre me perguntam se sou contra ou a favor do trabalho noturno e minha resposta é: não faz bem para a saúde. Sabemos que a remuneração é maior, por isso planeje sua vida financeira de forma que você faça este “terceiro turno” por pouco tempo.
Além da questão fisiológica mencionada acima, é necessário entender que a posição do nosso corpo durante a noite, é diretamente proporcional a qualidade envolvida, abaixo elenquei as fotos do certo e errado para facilitar o entendimento. Obviamente existem pessoas que mantém a postura dita como incorreta durante a noite e dormem muito bem, quero deixar claro que estas indicações funcionam para a maioria, porém existem exceções.
Então, qual a melhor posição para dormir? Te convido a analisar a foto, em que estou deitada lateralmente, com um travesseiro (nem muito alto, nem muito baixo) que proporcione ao meu pescoço a posição neutra e uma fina almofada entre os meus joelhos.
Posição Recomendável
Posição não recomendável: Travesseiro muito alto
Posição não recomendável: Decúbito dorsal
Posição não recomendável: Decúbito ventral
Bianca Vilela, Mestre em Fisiologia do Exercício, Palestrante e Especialista em Saúde no Trabalho. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial