A atleta eslovena Alenka Artnik alcançou um novo recorde mundial em mergulho livre no último sábado (7). Após fazer descida vertiginosa a 114 metros em monofin (nadadeira única que acomoda os dois pés), Alenka ficou 3 minutos e 41 segundos debaixo d’água. O mergulho dela foi mais longo do que o equivalente a altura da Estátua da Liberdade.

A mergulhadora de 39 anos quebrou o seu recorde anterior (113 metros), que foi igualado em 2019 pela italiana Alessia Zecchini (113 metros), em Roatán (Honduras). O novo desafio conquistado ocorreu na competição AIDA Blue Week of Freediving World em Sharm el Sheikh, no Egito.

Leia Mais:
7 dicas para melhorar a capacidade de mergulhar em apneia
Três maneiras maneiras de adaptar o corpo a situações extremas

“Trabalhei muito este ano para esta performance, foi difícil emocionalmente com a situação atual (a pandemia do coronavírus) em particular, é um grande alívio”, disse a eslovena à agência France Press. Artnik consegue, apesar da pressão e da falta de oxigênio, voltar à superfície. E quase não aparenta estar sem fôlego.

Veja o vídeo do mergulho da eslovena Alenka Artnik:

Entre os homens, o recorde mundial pertence ao russo Alexey Molchanov, que, em julho de 2018, alcançou profundidade de 130 metros.