SP terá teste para avaliar retomada de corridas de ruas em 2020

Por Redação

retomada de corridas
Imagem Shutterstock

No próximo domingo, a cidade de São Paulo fará um evento pela manhã, para avaliar a retomada das corridas de ruas. As provas foram suspensas desde março por causa da pandemia do coronavírus. Apenas 10 das 140 provas previstas para este ano foram realizadas.

+ Por que você deveria correr uma corrida virtual
+ Veja o protocolo de segurança para corridas durante a pandemia

O evento será no Sambódromo do Anhembi e testará a aplicação de novas normas de segurança e saúde para o retorno das provas. A ideia é chegar a um protocolo eficiente para voltar com o calendário sem favorecer contágios. Participarão apenas atletas convidados e inscritos no regulamento oficial, sendo 120 pessoas em um percurso de cinco quilômetros, com largada espaçada a partir das 7h.

Por meio de um comunicado, a Prefeitura da capital paulista afirmou que, em 2019, foram realizadas 116 corridas de rua na cidade. Quem organiza os eventos são empresas especializadas, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Com apoio da SPTuris e da Cidade de São Paulo, a prova terá alvará da Federação Paulista de Atletismo que, com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, tem somado esforços e trabalhado intensamente na elaboração e aprovação das recomendações médicas para realização das competições de corrida de rua.

No evento de domingo, a responsável é a Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo). A corrida será feita em um local controlado, com equipe cadastrada e protocolos sanitários que incluem uso de máscara até mesmo para atletas.

Outras medidas como largada dividida em grupos, estação de hidratação com copos de água lacrados e sem acesso à amigos e familiares no local também foram pensadas para minimizar riscos. Espaçadores vão organizar o fluxo de pessoas antes, durante e depois da prova para manter o distanciamento sociaç.

Na entrada do evento, a equipe e os atletas deverão ter a temperatura medida por infravermelho. Pessoas com temperatura acima de 37,5°C passarão por reavaliação e podem ser impedidas de participar da prova. Após a prova, os participantes serão monitorados por catorze dias para que sejam avaliados eventuais riscos de contaminação.

Até a retirada de kits terá protocolos sanitários novos: será realizada na loja Track&Field do Shopping Pátio Higienópolis, com horários estabelecidos previamente de acordo com o número do CPF. Os atletas ficarão ordenados em filas com sinalização e balizamento garantindo o distanciamento de 1,5 metros, recomendado pela OMS. Os kits serão higienizados.