Se você é um novato em acampar, saiba disso: a parte da comida não precisa ser complicada. Dormir na floresta por si só já é um é um banquete, seja comendo um miojo ou fazendo uma refeição elaborada. Se a Cozinha de acampamento é um problema para você, apenas leve um miojo e vá!
Mas como você é um leitor da Go Outside, sua expectativa pode ser mais alta. Propor pratos saborosos e criativos na cozinha de acampamento pode se tornar uma parte divertida da experiência. “Para mim, uma grande parte do acampamento são as companhias, e a comida é parte disso”, diz Linda Ly, autora de “The New Camp Cookbook: Gourmet Grub for Campers, Road Trippers and Adventurers” (não publicado no Brasil). “Presumivelmente, você não tem internet, não está online, não está assistindo TV”, diz ela. Sem essas distrações, você pode sentir vontade de preparar uma refeição de verdade.
+ Vai acampar? Veja quais equipamentos usar na hora de cozinhar
+ Como transar (bem) em uma barraca
Claro, ao contrário da comida caseira, não há delivery nem pizza congelada de emergência à espreita no congelador se as coisas derem errado. Portanto, você precisa ter um plano. Siga estas dicas e prometemos que você não passará fome por aí.
Planeje sua cozinha de acampamento
Se domingo for dia de cume em uma montanha exigente, esse é o dia para comer bisnaguinha no café da manhã e jantar comida liofilizada ou miojo com atum. Deixe as experiências de cozinha de acampamento para um momento em que os principais itens da agenda são curtir uma cachoeira ou curtir um dia de descanso do trekking.
Valorize a preguiça
Mesmo que você seja um cozinheiro obstinado em casa, não é hora para o seu famoso bife Wellington. “Minha arma secreta é o supermercado”, revela Brian Jump, diretor de operações de campo da REI na América do Norte e um guia de longa data para caminhadas, ciclismo, canoagem e rafting. Antes de sair para a viagem, ele passa no mercado e enche o estoque de lanches e escolhe entre toneladas de opções de comida semipronta para aquecer e comer. Pegue carnes pré-marinadas, saladas pré-preparadas e até ravióli refrigerado ou hambúrguer congelado, que cozinham bem em um fogão de acampamento.
Teste seu fogareiro
Se o seu fogareiro for novo, acenda-o pelo menos uma vez antes de sair. Além disso, confira se você tem o tipo certo de combustível e sabe como acendê-lo. Outra dica fundamental é testar o fogareiro com as panelas que vai usar, para ver se os tamanhos batem, porque o queimador costuma ser pequeno. Por fim, os fogareiros e os utensílios de cozinha aquecem de maneira diferente do que suas coisas em casa. Panelas de camping são mais finas e, portanto, cozinham mais rapidamente e a comida pode até queimar. É melhor descobrir o jeitinho ideal em casa, com mais comida na despesa caso algo dê errado.
Cozinhar na fogueira
Essa é uma opção divertida, mas leva algum tempo para se acostumar, diz Jump. Ele geralmente prepara seus pratos principais em fogões de acampamento confiáveis e usa o fogo apenas para tostar o pão. No entanto, Ly diz que prefere cozinhar ao fogo e reserva seu fogão de acampamento para coisas como aquecer água e fazer panquecas. Então, isso vai se resumir à preferência pessoal. Saiba que você raramente cozinha sobre chamas – em vez disso, você cozinha sobre brasas.
Prepare-se em casa tanto quanto possível
Ly quebra os ovos em potes de conserva, o que elimina a possibilidade de “explos-ovos” no cooler. Ela também pré-corta qualquer verdura que mantenha sua forma pós-corte: pense em pimentas, batatas, cenouras e cebolas. Deixe os tomates e pepinos inteiros, porque eles tendem a ficar pastosos após o corte.
Traga lanches
Como guia, Jump percebeu rapidamente que o truque para manter todos felizes é alimentá-los bem. Isso é especialmente verdadeiro à noite, quando você termina uma caminhada e está verde de fome. Antes de Jump começar qualquer preparação de refeição, ele puxa algum tipo de aperitivo. Seu preferido é um pedaço de brie com um punhado de nozes e frutas secas, bem embrulhado em papel alumínio e aquecido por alguns minutos em brasas de fogueira. “As pessoas ficam confusas quando você assa brie no acampamento, porque é uma comida tão incrível que parece que não devia estar ali”, diz ele.
Embale bem o seu cooler
Como o calor sobe, a parte mais fria do refrigerador é a parte inferior, diz Jump. É onde você deve embalar as coisas mais perecíveis ou que vai usar por último. Além disso: embale suas bebidas em um refrigerador separado. Abrir a tampa repetidamente para pegar uma bebida geladinha acaba aumentando a temperatura do cooler.
Crie uma “cozinha”
Ly traz sua própria mesa de acampamento, caso não haja uma mesa de piquenique no acampamento ou as mesas fiquem longe da área das barracas. A mesa também ajuda a manter o fogão fora do alcance de seus filhos pequenos. Ela adora a TravelChair, porque tem pernas ajustáveis que são perfeitas para uso em terreno irregular. Se você conseguir organizar sua cozinha de acampamento com um mínimo de espaço e ordem, vai ser muito fácil cozinhar coisas incríveis não importa onde você esteja.
Não se esqueça da louça
Sim, ainda é preciso lavar a louça no mato. Mantenha todos os seus utensílios de lavar louça juntos para não procurá-los no escuro e aqueça uma chaleira com água no fogão enquanto come – a água morna torna o processo muito menos nojento e mais rápido. Tanto Ly quanto Jump usam um sistema de três bacias: o primeiro contém água morna para enxaguar os alimentos, depois há um balde de água com sabão e, finalmente, um balde de enxágue. Você pode comprar baldes dobráveis feitos para essa tarefa ou trazer bacias de casa mesmo. Ly gosta de deixar a louça escorrer em uma sacola de tecido pendurada em um galho de árvore.
Siga os princípios de mínimo impacto ao dispersar a água da louça. Certifique-se jogar a água a pelo menos 60 metros de riachos ou lagos e a uma boa distância de seu acampamento. Separe os pedaços de comida em um pote fechado ou saco para jogar fora quando voltar para casa.