Paramédicos na Inglaterra estão testando uma espécie de “macacão a jato”, em que os profissionais poderão alcançar em minutos em locais de difícil acesso, inclusive em montanhas.
O traje foi desenvolvido pela Great North Air Ambulance Service e a Gravity Industries. O primeiro voo de teste foi realizado em Lake District, uma região no noroeste da Inglaterra.
De acordo com empresa GNASS, com o macacão, um médico pode reduzir o tempo de viagem para o atendimento de 25 minutos a pé para 90 segundos.
Leia Mais:
+ Montanhista que ‘girou sem parar’ em resgate pede R$ 8,4 milhões de indenização
+ Quando e como você deve solicitar resgate
Segundo a BBC, o teste do equipamento aconteceu após cerca de um ano de negociações entre as empresas desenvolvedoras.
Andy Mawson, diretor de operações da GNAAS, teve a ideia e a descreveu como “incrível”. “Há dezenas de pacientes todos os meses dentro de regiões geográficas complexas. Nós podíamos ver a necessidade [de um sistema mais rápido de socorro]. O que não sabíamos com certeza é como isso funcionaria na prática. Bem, nós vimos agora e é, honestamente, incrível.”
O voo de teste foi realizado por Richard Browning, fundador da Gravity Industries. Veja o vídeo:
O macacão a jato possui dois minis motores em cada braço e um nas costas, desta forma o paramédico consegue controlar os movimentos apenas mexendo suas mãos.
Para Mawson, o serviço pode ser uma mudança entre a vida e a morte de uma pessoa que precise de atendimento.
“A maior vantagem é a velocidade. Se a ideia decolar, o paramédico voador estará munido de um kit médico, com forte analgésico para as pessoas que podem ter sofrido fraturas e um desfibrilador para os que podem ter sofrido um ataque cardíaco.”