Dois exploradores do Ártico tiveram uma experiência de quase morte em um iceberg. Os exploradores Mike Horn e Fred Roux escalavam um iceberg perto do Polo Norte quando ele capotou, mergulhando-os nas águas geladas e quase os esmagando.
Um vídeo do momento em que o iceberg virou de cabeça para baixo foi visto mais de 3,6 milhões de vezes no YouTube.
Os dois faziam parte de uma equipe de exploradores que navegava em torno de Svalbard – um arquipélago no círculo ártico entre a Noruega continental e o Polo Norte – quando o incidente aconteceu.
As imagens mostram os dois homens navegando perto do iceberg e começando a subida usando picaretas de gelo e botas com crampons.
Leia Mais:
+ Imagem da NASA revela um iceberg perfeitamente retangular
+ O que os exploradores polares podem nos ensinar sobre saúde mental
No entanto, assim que o barco começa a se afastar, o iceberg começa a se inclinar lentamente, jogando-os na direção da água.
Percebendo o que está acontecendo, os homens tentam escalar mais rápido, mas é tarde demais. O iceberg vira, jogando os homens na água a menos de dois graus.
Veja o vídeo:
Um dos homens escalando o iceberg era Mike Horn, 54, que é explorador e aventureiro profissional há 30 anos.
Em um vídeo postado em seu canal no YouTube em 4 de setembro, o explorador sul-africano explica que até os profissionais podem cometer erros.
“Sou explorador profissional há 30 anos’, disse ele. “Eu tenho feito minhas coisas estúpidas por 30 anos em todo o mundo. Já tive alguns acidentes, mas sempre tentamos tomar a decisão certa na hora certa, voltar para casa com vida.”
Em seu site, afirma que Mike Horn é “mundialmente reconhecido como o maior explorador moderno do mundo”. Ele já nadou sozinho no Rio Amazonas e também é conhecido por ter completado uma circunavegação do globo durante um ano, sem nenhum transporte motorizado em 2001.