Talvez você já tenha ouvido falar de M49: o urso é uma espécie de bad boy do norte da Itália. Nesta segunda-feira (7), o Corpo Florestal da província de Trento, anunciou que o urso foi recapturado após cerca de dois meses de buscas. O urso que fugiu tornou-se famoso no país após fugir por duas vezes e, na primeira delas, ter demorado 10 meses para ser localizado.
>> Siga a Go Outside no Instagram
O o crime pelo qual M49 é “acusado”? O governo italiano alega que o urso ataca rebanhos, causa danos ao patrimônio e invade áreas públicas da província. Em uma região onde os encontros com ursos são frequentes, foi cogitado até abater o animal. O governador local, Maurizio Fugatti, liberou a ordem, que no fim foi suspensa por protestos de ambientalistas. Afinal, o urso está em seu ambiente e se comportando de acordo com o esperado para sua espécie.
+ Ativistas tentam salvar urso condenado à morte na Itália
A Entidade Nacional de Proteção Animal (Enpa) classificou a recaptura de um “ato extremo de perseguição inútil de um animal símbolo da biodiversidade, da cultura e da natureza”. “Um urso que nunca foi considerado culpado de nenhum ato de agressão contra humanos e que se tornou um símbolo de jogo político”, informou em nota.
O urso já escalou grades de ferro, conseguiu fugir por cercas eletrificadas e se livrou do colar de rastreamento. Foi recapturado pela terceira vez em uma armadilha de tubo, uma armadilha grande e desengonçada que dá trabalho de montar, numa verdadeira perseguição ao animal. Quando será que M49 vai ter paz?