Ok, a pandemia não acabou. Mas no mundo todo, as pessoas estão saindo, viajando e acampando. Portanto, se você quer viajar na pandemia, sabia como tomar os cuidados necessários para viajar na pandemia. Basta seguir cuidadosamente as regras e orientações do Centros de Controle e Prevenção de Doenças do seu país.
>> Siga a Go Outside no Instagram
Falamos com Sallie Permar, professora de pediatria, imunologia e microbiologia na Universidade de Medicina de Duke, para dicas de como até mochileiros podem viajar em segurança durante a pandemia. Em resumo, ela deu três orientações: “Usar máscara, lavar as mãos e manter distância. E assim curtir a natureza em segurança.”
Use máscara
As máscaras já se mostraram uma forma muito eficiente de reduzir os riscos de contágio do coronavírus. Se você está em qualquer lugar público, você deve usar máscara. “Seja indoor ou outdoor, e sempre que você estiver a 2 metros de qualquer outra pessoa que não more na mesma casa que você”, explica Permar.
+ Máscara para esporte: veja os 4 melhores modelos
+ Devo usar máscara quando vou correr ou pedalar?
Isso significa que você deve usar máscara mesmo ao ar livre, se estiver em um acampamento no qual estejam também outras pessoas. Ou se tiver mais gente na mesma trilha que você está fazendo. Apesar do ar livre reduzir os riscos de transmissão, a máscara reduz ainda mais o risco. Além disso, é sinal de boa educação e respeito com os outros.
Viajar na pandemia: mãos limpas
Permar recomenda lavar ou higienizar as mãos “sempre que você mudar de atividade ou de lugar – em uma parada com o carro, antes e depois de comer, ao ir ao banheiro, ao entrar e ao sair de um prédio”.
Na estrada ou na trilha, lava as mãos pode ser difícil. Água e sabão são imbatíveis, mas Permar sugere álcool gel ou outra solução higienizante para as mãos com 60% de álcool ou mais. Além de matar o vírus da Covid-19, matará também outros germes e bactérias. Deixe um frasco sempre à mão, na mochila e no carro.
No acampamento, se você tiver acesso a uma torneira, use e abuse de água e sabão. E esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos, como orienta Permar. Vale a pena levar um um galão de água a mais para isso e use sabão biodegradável.
Não esqueça das regras de mínimo impacto: qualquer tipo de produto, mesmo biodegradável, deve ser usado a pelo menos 20 metros de distância de cursos d’água, como nascentes, rios e lagos. Nunca lave pratos e objetos pessoais diretamente no curso d’água. Use um galão ou garrafa para fazer isso longe da fonte de água. Mantendo os cuidados necessários para viajar na pandemia, você reduz riscos e evita contágios.