Litoral Norte de SP pede ajuda para fiscalizar turistas no feriado

fiscalizar turistas
Imagem Shutterstock

Por causa da flexibilização e do calor, as praias brasileiras lotaram nos últimos fins de semana. As cidades do litoral norte de São Paulo pediram ajuda ao governo estadual, por preocupação com aglomerações no próximo feriado. Os reforços irão ajudar a fiscalizar turistas contra aglomerações durante o feriado prolongado da Independência, em 7 de Setembro.

>> Siga a Go Outside no Instagram

A preocupação dos prefeitos é que os ajuntamentos aumentem ainda mais os contágios de coronavírus. Juntas, as cidades do litoral norte de São Paulo registraram mais de 5,5 mil casos e 154 mortes por Covid-19 até último balanço feito nesta quinta-feira (3), segundo o G1.

Prefeituras como Caraguatatuba e São Sebastião pediram ajuda ao Governo de São Paulo para intensificar a fiscalização com reforços de policiais militares e rodoviários e bloqueios nos acessos à cidade. Os ônibus de turismo de um dia ainda estão proibidos. Em bares e quiosques, as pessoas devem guardar o distanciamento social e usar máscara.

As barreiras sanitárias devem ocorrer a partir de sexta-feira no Jaraguá e Canto do Mar, bairros da Costa Norte no limite com Caraguatatuba, e em Boraceia, na Costa Sul, no limite com Bertioga.

+ Fernando de Noronha receberá apenas turistas que tiveram Covid
+ Anticorpos contra Covid duram pelo menos 4 meses, diz estudo

A temperatura corporal das pessoas será medida pelas equipes e responderão breve questionário, além de serem monitorados e orientados sobre possíveis sintomas. Os pneus dos veículos serão desinfetados.

Ubatuba não fará barreiras sanitárias, mas pediu reforço da PM para conter aglomerações e fiscalizar turistas, em conjunto com a vigilância sanitária. Ilhabela fará uma força-tarefa com a estrutura que já atua na cidade, com Polícia Militar e vigilância sanitária. A partir de sexta-feira (4), equipes especiais receberão os turistas na balsa. Os visitantes terão que assinar um termo de ciência com as regras e normas para evitar a disseminação do coronavírus.

Outras regras que tentam conter o avanço da pandemia estão as mais específicas de certos segmentos, como no ecoturismo, que permite no momento grupos de no máximo seis pessoas, com guia e agendamento.