A onda de frio histórica que chegou ao Brasil provocou temperaturas negativas e registros de neve em cidades no Sul do país, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foram registradas temperaturas próximas a – 5°C em São Joaquim (SC) e – 8°C em Bom Jardim da Serra (SC) na última madrugada. A previsão é que o fenômeno se repita ao longo desta sexta-feira, 21, com neve e chuvas de granizo em diversas cidades do país.

O frio intenso é causado por uma massa de ar polar vinda da Argentina. Os efeitos poderão atingir várias partes do país, mas de forma menos intensa em cidades do centro-oeste, sudeste e parte do norte brasileiro. No Paraná, apesar da expectativa, não houve registro de neve até o momento.

Leia Mais:
+ Vai nevar neste final de semana na Mantiqueira?
+ Sopa de abóbora com gengibre para esquentar dias frios
+ Treinar no frio: 7 coisas que você precisa saber

“ A previsão é que sejam registradas temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a 0°C em parte do Sul do Brasil. Na quinta-feira (20) haverá condições favoráveis para formação de geadas em grande parte do RS, destacando-se as regiões da campanha, oeste e central do estado. Entre a sexta-feira (21) e o sábado (22), o frio intenso também deverá atingir Santa Catarina, Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, com condições favoráveis para ocorrência de geadas ampla”, informou o Inmet.

Como de costume, a expectativa em torno do fenômeno levou turistas de várias partes do país ao sul do país. Mesmo diante das restrições em função da pandemia de coronavírus, a rede hoteleira da serra catarinense está lotada. Confira imagens do Brasil congelado: