Uma rara orca branca foi avistada na costa do Alasca. O animal é considerado um dos cinco que existem no mundo com a coloração branca.

A orca, chamada Tl’uk, estima-se que seja um macho de dois anos. Tl’uk nadava ao lado de um par de orcas adultas quando foi identificado por observadores de baleias em 7 de agosto.

As imagens foram capturadas perto das ilhas Kuiu e Kupreanof, a oeste de Petersburg, Alasca.

Leia Mais:
+ Tartaruga amarela rara é encontrada em vilarejo na Índia

+ Três orcas cercam nadadora durante treino na Nova Zelândia; veja o vídeo

Um grupo estava a bordo do Northern Song do Alaska Sea Adventures quando a coloração branca da orca brilhou na superfície da água.

“Quando [as orcas vão] debaixo d’água, geralmente desaparecem e são muito difíceis de seguir”, disse o proprietário do Sea Adventures, Dennis Rogers, à estação de rádio KFSK.
“Mas, tendo um branco sob a água, dava para vê-lo a uns três metros abaixo da superfície, essa grande forma branca se movendo ali.”

As orcas brancas são incrivelmente raras. Sua coloração incomum é causada por leucismo, uma condição que resulta na perda parcial da pigmentação.

Isso os torna diferentes dos albinos, uma condição que resulta na perda completa da pigmentação, inclusive dos olhos.

O vídeo da baleia foi capturado por Stéphanie Hayes, uma bióloga marinha da University of Alaska Fairbanks, e postado no Instagram.

Veja o vídeo:

“Um avistamento único na vida, orcas com leucismo são incrivelmente raras e mesmo os pesquisadores nunca esperam ver uma em sua carreira”, escreveu ela em seu post na semana passada.

“Tl’uk parece ser um membro saudável de seu grupo, e damos as boas-vindas a ele em seu primeiro avistamento documentado no Alasca.”

Os pesquisadores o apelidaram de Tl’uk, a palavra Salish da Costa para “lua”, por causa de sua cor cinza semelhante à lunar.

Além de sua cor incomum, a orca branca possui marcações intrincadas perto de sua nadadeira dorsal que a tornam fácil de identificar.